Vice-chefe da inteligência militar russa é baleado e ferido em Moscou

vice-chefe-da-inteligencia-militar-russa-e-baleado-e-ferido-em-moscou

O tenente-general Vladimir Alekseyev foi atingido várias vezes por um agressor não identificado em um prédio residencial no noroeste de Moscou e foi hospitalizado, conforme afirmou a porta-voz do Comitê Investigativo, Svetlana Petrenko. Petrenko não revelou a identidade do agressor. Alekseyev exerce a função de primeiro vice-chefe da inteligência militar russa desde 2011.
O incidente aconteceu um dia após as negociações entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos em Abu Dhabi, com o intuito de encerrar a guerra na Ucrânia, que perdura há quase quatro anos. A delegação russa foi liderada pelo chefe da inteligência militar, almirante Igor Kostyukov.
Desde o envio de tropas por Moscou para a Ucrânia há quase quatro anos, autoridades russas culparam Kyiv por assassinatos de oficiais militares e figuras públicas na Rússia. A Ucrânia admitiu a autoria de alguns incidentes, mas ainda não se pronunciou sobre o ataque contra Alekseyev.
Em abril, outro oficial militar de alto escalão, o tenente-general Yaroslav Moskalik, vice-chefe do departamento operacional do Estado-Maior, foi assassinado por um explosivo em seu carro nos arredores de Moscou. Um suspeito foi detido rapidamente.
Dias após a morte de Moskalik, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, recebeu um relatório do chefe da inteligência estrangeira ucraniana sobre a eliminação de altos militares russos. Zelenskyy afirmou que a justiça sempre chega, embora não tenha mencionado Moskalik diretamente.
Em dezembro de 2024, o tenente-general Igor Kirillov, chefe das forças de defesa nuclear, biológica e química do Exército russo, foi morto por uma bomba em um patinete elétrico em frente ao seu prédio. Seu assistente também foi vítima. A Ucrânia assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp