Vice-governador e prefeito de Jataí inauguram duplicação de via que homenageia Maguito Vilela

Vice-governador e prefeito de Jataí inauguram duplicação de via que homenageia Maguito Vilela

O vice-governador Daniel Vilela e o prefeito Humberto Machado entregaram à população de Jataí, na noite desta quarta-feira (19/6), a duplicação do trecho urbano de 5,1 quilômetros que liga a cidade à BR-060. A nova via levou o nome do ex-governador, ex-senador e ex-prefeito Maguito Vilela, pai de Daniel – ambos, vale destacar, são naturais daquele município. O nome do homenageado foi aprovado por unanimidade pelos dez vereadores.

A obra, orçada em R$ 11 milhões, foi custeada com recursos do Tesouro Municipal. A avenida recebeu novo paisagismo e conta agora com canteiro central de três metros de largura. É totalmente iluminada com lâmpadas de LED, e tem cabeamento subterrâneo. “Os jataienses têm um novo cartão-postal. Além de embelezar Jataí, a duplicação permite que os motoristas trafeguem com mais segurança. Quem chegar aqui vai ter a impressão de uma cidade pujante e em franco desenvolvimento”, disse Daniel.

A solenidade de inauguração, realizada próximo ao mirante com a réplica da imagem de Cristo Redentor e ao Lago JK, contou com a presença de centenas de moradores, de amigos e de familiares de Maguito, como seu sobrinho, o ex-deputado federal Leandro Vilela. Os discursos foram pautados pela emoção e pela recordação de histórias de bastidores envolvendo o ex-governador. Além disso, o prefeito antecipou ao público que o futuro Aeroporto Regional da cidade também receberá o nome do ex-governador, “o filho mais ilustre desta terra”.

Ao falar sobre o homenageado, Daniel afirmou que “sem falsa modéstia, ele foi um homem predestinado por Deus”. O vice-governador confidenciou que apesar da tristeza que o acometeu no dia 14 de janeiro de 2021, data em que Maguito foi enterrado em Jataí – ele morreu no dia anterior -, havia a compreensão, pelo que viu no velório e nas manifestações que recebeu, que “o povo goiano o reconheceu como alguém que cumpriu muito bem sua missão na Terra”.

“Ele tinha muito orgulho de ser jataiense. Fez tudo que estava ao seu alcance para que a cidade pudesse crescer e se desenvolver”, ressaltou. “Agradeço, em nome de toda a nossa família, pelo respeito e por tamanha deferência com meu pai. Estamos todos emocionados e felizes”, sublinhou o vice-governador.

Já Humberto Machado resgatou a biografia de Maguito, que além dos cargos públicos já mencionados, também foi vereador, deputado estadual, vice-governador, deputado federal e vice-presidente do Banco do Brasil. A fim de ilustrar o quanto os dois mandatos dele como prefeito de Aparecida de Goiânia tiveram êxitos, Humberto também deu ênfase ao fato de que em 2020, o pai de Daniel foi eleito prefeito da capital “sem fazer campanha”, pois estava internado em São Paulo para tratar de complicações da Covid-19.

O prefeito ainda enumerou feitos de Maguito que beneficiaram diretamente o município, como a construção do Ginásio “Vilelão” e de rodovias que ligam a cidade à Aporé e à Barra do Garças, entre outras; a doação da área para a edificação da Universidade Federal de Jataí (UFJ); a viabilização de 130 quilômetros de esgoto sanitário; e a articulação junto ao Governo Federal para duplicação da BR-060, entre Jataí e Goiânia, citada por Humberto como a “maior obra rodoviária do Sudoeste goiano”. “Maguito também foi o primeiro filho desta cidade a ser eleito deputado federal”, encerrou.

Legenda: Acompanhado pelo prefeito de Jataí, Humberto Machado, vice-governador Daniel Vilela inaugura duplicação de avenida que leva o nome do pai, o ex-governador Maguito Vilela

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp