Vice-prefeito de Lauro de Freitas usará tornozeleira eletrônica após suspeita de desviar verbas de emendas

Suspeito de desviar verbas de emendas, vice-prefeito de cidade da Bahia usará
tornozeleira eletrônica ao sair da cadeia

Vice-prefeito de Lauro de Freitas foi preso com outras três pessoas, na
segunda-feira (23), na segunda fase da Operação Overclean, deflagrada pela
Polícia Federal.

Vidigal Galvão Cafezeiro Neto, vice-prefeito de Lauro de Freitas, teve sua liberdade provisória concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) nesta terça-feira (24), com o cumprimento de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. A decisão foi assinada pelo presidente plantonista, o desembargador federal João Batista Moreira.

Os quatro mandados de prisão foram cumpridos na sede da Prefeitura de Lauro de
Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, e em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Além do vice-prefeito, foram presos o secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da
Conquista, o ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória e um policial federal. Também houve o afastamento de uma servidora da Prefeitura de Vitória da Conquista.

A investigação apontou que a organização criminosa utilizava fraudes em licitações e contratos superfaturados para desviar dinheiro público. Os crimes investigados incluem corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro, com um montante aproximado de R$ 1,4 bilhão desviado pelo esquema.

As medidas cautelares a serem cumpridas por Vidigal Cafezeiro incluem o monitoramento eletrônico remoto, a proibição de contato com os demais investigados, a suspensão do exercício de funções públicas, entre outras. A Polícia Federal destaca que o esquema envolvia políticos e empresários, com contratos firmados com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Por meio de nota, a Prefeitura de Lauro de Freitas enfatizou que nega qualquer fraude e desvio de recursos, colocando-se à disposição das autoridades para esclarecimentos. Já a Prefeitura de Vitória da Conquista reafirmou seu compromisso com a transparência e legalidade na gestão dos recursos públicos.

A defesa dos envolvidos têm negado as acusações e afirmado que estão empenhados em provar a inocência de seus clientes. A justiça segue investigando o caso e buscando esclarecer a extensão dos desvios de verbas públicas envolvidos no esquema. A população espera por respostas claras e medidas efetivas para combater a corrupção e garantir a lisura na gestão pública.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Adolescente de 16 anos é assassinado a tiros em Feira de Santana: terceiro caso em três dias

Adolescente de 16 anos é morto a tiros em Feira de Santana

O fato ocorreu na noite de terça-feira (24), no bairro Lagoa Grande, em Feira de Santana. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. A vítima foi identificada como Gabriel Aragão dos Santos. Segundo informações da Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 20h, na rua Manaí. A Delegacia de Homicídios de Feira de Santana está investigando o caso e, até o momento, não há pistas sobre a autoria e motivação do ataque. Testemunhas relataram que o jovem foi até o bairro para comprar drogas.

O Departamento de Polícia Técnica realizou perícia no local e o corpo de Gabriel foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para passar por necropsia. Não há informações sobre o sepultamento dele. Esse trágico episódio marca o terceiro adolescente assassinado em Feira de Santana em um período de três dias. No último domingo (22), dois jovens foram mortos no município, sendo os casos também objeto de investigação.

O primeiro homicídio ocorreu na Rua Senegal, também no bairro Lagoa Grande. Conforme informado pela Polícia Civil, um homem encapuzado e armado desceu de um veículo, se aproximou de Cauã Lima e efetuou diversos disparos. Já o segundo registro aconteceu em um residencial na Avenida Alcina Nery Pereira, no bairro Tomba. Adriano Azevedo estava na porta de casa, ouvindo música, quando foi alvejado por três homens que chegaram a pé, atiraram e fugiram pulando os muros do condomínio.

Até o momento, não há informações sobre a prisão de suspeitos envolvidos nesses crimes, nem se há alguma relação entre as ocorrências. Os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios de Feira de Santana. A população local segue apreensiva diante dos recentes episódios de violência na região. Acompanhe as atualizações sobre este e outros acontecimentos em Feira de Santana e arredores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp