Vice-presidente das Filipinas é acusada de complô para matar presidente: Novas revelações chocam o país

Filipinas: vice é acusada de complô para matar presidente

O Departamento de Justiça chamou Duterte de “mentora” da conspiração para matar o presidente e a intimou a prestar esclarecimentos

O Departamento de Justiça das Filipinas levou a julgamento a vice-presidente Sara Duterte. Ela foi acusada de ser a mentora de um plano para assassinar o presidente do país, Ferdinand “Bongbong” Marcos. Numa coletiva de imprensa realizada nesse sábado (23/11), Duterte disse que ordenou que o presidente Ferdinand Marcos fosse morto se ela própria fosse assassinada.

“Não se preocupe com minha segurança porque já falei com alguém. Eu disse que, se eu fosse morta, teria de matar BBM (presidente Marcos), Liza Araneta e Martin Romualdez. Não estou brincando, não estou brincando”, disse a vice-presidente das Filipinas, Sara Duterte, no sábado, durante uma entrevista coletiva.

E essas palavras não passaram despercebidas. Nesta segunda-feira (25/11), o Departamento de Justiça chamou Duterte de “mentora” de uma conspiração para assassinar o presidente e a intimou a prestar esclarecimentos em um prazo de cinco dias.

“O governo está tomando medidas para proteger nosso presidente legalmente eleito. A conspiração premeditada para assassinar o presidente, anunciada pela mandante como ela própria admite, terá agora consequências jurídicas”, afirmou o subsecretário de Justiça, Jesse Andres, segundo quem foi lançada uma caçada para encontrar o suposto “assassino”. “Este tipo de tentativa criminosa não deve ficar sem resposta. Como país democrático, devemos fazer cumprir a lei”, declarou o presidente Marcos.

Duterte disse que planeja responder à intimação. “Terei prazer em responder às perguntas que eles quiserem fazer, mas eles também devem responder às minhas perguntas”, disse ela. “Vamos conversar quando eu receber a intimação”.

À medida que se aproximam as eleições gerais do próximo ano, esta nova disputa é mais um passo no colapso da aliança Marcos-Duterte, que assumiu o poder em 2022. O tom já tinha subido há alguns meses, quando o ex-presidente Rodrigo Duterte, pai de Sara Duterte, acusou Marcos de ser um “viciado em drogas”, enquanto este alegava que a saúde de seu antecessor estava piorando devido ao uso prolongado de fentanil, um opioide. Nenhum dos dois forneceu evidências para suas alegações.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

AstroPay: Cartão Global para Compras Internacionais com Segurança

AstroPay facilita compras em viagens internacionais

Fazer compras internacionais com segurança, sem complicação ou burocracias é possível com o cartão global AstroPay

Hoje em dia quem viaja ou faz compras em sites internacionais busca mais segurança e praticidade. Pensando nisso, fintechs buscam alternativas para facilitar o dia a dia de brasileiros que querem explorar o mundo, com cartões virtuais que dispensam burocracias e taxas elevadas.

A AstroPay vem se adaptando continuamente às necessidades do mercado e oferece soluções ideais para esse público. Em um único aplicativo, os usuários podem aproveitar transferências internacionais gratuitas, cartão virtual para viagens, cashbacks em compras no Brasil e mais.

O cartão global disponível no app facilita pagamentos internacionais, em qualquer lugar do mundo, com IOF reduzido de apenas 0,38% — bem menor do que os 4,38% aplicados por cartões de crédito tradicionais —, trazendo mais economia para os viajantes.

Além disso, por ser um cartão virtual, é possível fazer compras e pagamentos internacionais aproximando o celular das maquininhas mundo afora, em mais de 200 países.

O cartão global AstroPay pode ser adicionado às principais carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay, oferecendo ainda mais praticidade para as transações no exterior.

Veja o passo a passo para começar a usar o cartão global AstroPay:

1. Baixe o aplicativo AstroPay no seu smartphone.
2. Crie sua conta em poucos minutos e ative seu cartão global.
3. Adicione o AstroCard Global à sua carteira digital favorita.

Pronto! Agora você pode fazer compras e pagamentos internacionais com segurança e economia.

Além do cartão global, a AstroPay oferece outras soluções e produtos para facilitar suas transações, tanto internacionais quanto locais, tudo em um único aplicativo.

Com ele você faz desde transferências nacionais usando Pix quanto transferências internacionais gratuitas entre contas AstroPay, em mais de 10 moedas diferentes.

Você também pode converter seus reais para dólares, euros, pesos e vice-versa. Tudo com segurança, praticidade e velocidade.

O aplicativo AstroPay é uma plataforma com muitas vantagens para os clientes, como rendimento diário em dólares ou reais.

Atualmente a empresa está operando com um dos rendimentos mais altos do mercado, equivalente a 115% do CDI, com a vantagem de movimentar seu dinheiro quando quiser.

Ainda é possível aproveitar cashbacks em apps como iFood, Netflix, Spotify e Uber, tornando-se uma aliada não apenas para viagens, mas também para o seu planejamento financeiro e economia no dia a dia.

Em termos de segurança para o usuário no Brasil, a AstroPay cumpre com a Resolução BCB 80 e a Circular 3.978/2020, estando de acordo com as normas bancárias impostas pelo Banco Central.

Para trazer ainda mais proteção, o aplicativo conta com a validação de dados e documentação, além do monitoramento contínuo de todas as suas transações. Para as transações globais, a estrutura regulatória oferece tranquilidade nas operações internacionais, como conversão e uso de moedas estrangeiras.

Combinando todas essas vantagens e diferenciais, a AstroPay promete derrubar as fronteiras e seguir implementando novos produtos e serviços para tornar cada vez mais simples a experiência de movimentar seu dinheiro, independente de moeda, país, cultura ou idioma.

Para saber mais acesse o site ou baixe o aplicativo da AstroPay.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp