“Fica o alerta, o negócio é sério”, avisou o campeão de A Fazenda 11, Lucas Viana. Ele compartilhou com os seguidores o relato de um susto por uso regular de cigarro eletrônico. O influenciador digital estava em uma festa fumando o chamado vape quando perdeu o ar e não conseguia respirar. Ele precisou ser socorrido às pressas para receber oxigênio.
“Me faltou ar de um jeito surreal. Não vinha nada, parecia que estava entupido de saliva. Não sei explicar… Eu tentava puxar [o ar]. Fui socorrido por uma ambulância e ali já começaram a me dar um aparelho de oxigênio”, afirmou.
A equipe de socorristas chamou atenção dele para a gravidade da ocorrência, principalmente por ser jovem. A orientação recebida foi de procurar um cardiologista para a realização de exames como teste ergométrico e ecocardiograma. E evitar os cigarros eletrônicos.
O famoso chegou a mostrar na Internet o momento em que jogou no lixo uma caixinha com diversos vapes e óleos. “Isso aqui, a partir de hoje, não vai mais fazer parte da minha vida”, destacou Lucas prometendo que cuidará melhor da saúde.
Recentemente, a cantora Solange Almeida, de 47 anos, reconheceu publicamente que fumava “vape” há algum tempo. Ela afirmou que os efeitos nocivos quase a tiraram do palco. “Quase culminou na perda total da minha voz e do meu emocional por inteiro. Me tirou do chão, de verdade”, confidenciou em entrevista ao programa Domingo Espetacular.
O cigarro eletrônico, conhecido como vape, aumenta as chances de sintomas de bronquite em 40% e falta de ar em 53% entre adultos jovens, de acordo com pesquisa do Southern California Children Health Study. No Brasil, especialistas criticam o uso e a venda do aparelho, que é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).