Há cerca de um ano, um enxame de abelhas fez morada em um transformador de energia da Rua 264, no Setor Nova Suíça, em Goiânia. No entanto, nos últimos dois meses, as até então “boas vizinhas” começaram a atacar os moradores que passam pelo local. Apenas na semana passada, cerca de 20 pessoas foram picadas pelos insetos, segundo o comerciante Jailton Nonato.
Para ele, a situação ficou insustentável, visto que as parentes das formigas podem acabar provocando uma vítima fatal, além de estarem atrapalhando o comércio da região. Imagens gravadas por câmeras de segurança, por exemplo, mostram quando os pedestres passam pelo local e começam a ser picados, tentando em seguida, se livrar das abelhas.
“Os bombeiros já vieram aqui tentar remover as abelhas porque não pode matar, mas não conseguiram porque é preciso desligar a energia da fiação. Eu entendo que são animais e que precisam ser preservados, mas estamos em uma situação complicada. Vai que alguém que é alérgico é atacado enxame e acaba sendo morto?, disse.
Segundo Jailton, elas estão no poste há um bom tempo, mas começaram a atacar as pessoas recentemente. “Uma equipe de operadora telefônica precisou fazer manutenção no poste e também foi atacada”, explicou.
Ainda de acordo com Jailto, o Corpo de Bombeiros já esteve no local para remover as abelhas, mas não conseguiram retirá-las do poste por ser energizado. A Enel foi acionada para desligar a energia do transformador para que os insetos sejam levados para outro local.