Vídeo: Agentes de transito salvam bebê engasgado em Goiânia

Uma cena inusitada foi vivenciada por servidores da sinalização viária da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) na manhã desta quarta-feira, 9. Um bebê estava se engasgando e a mãe o entregou aos homens em um ato de desespero por ajuda. Eles passaram minutos tentando reanimar a criança, que foi salva. O caso ocorreu no setor Novo Mundo, em Goiânia.

Em vídeo, é possível notar a equipe empenhada no socorro e orando pela vida do bebê. De acordo com o servidor Wander Freitas, a criança foi entregue pela janela do veículo onde o grupo estava. Após o auxílio, o menino foi encaminhado a um posto de saúde e passa bem.

O Corpo de Bombeiros orienta nesses casos a acionar os socorristas pelo 193. Enquanto isso, manter a calma é importante para tentar ajudar a vítimas sem causar lesões maiores. Uma das técnicas sugeridas para vítimas maiores de dois anos de idade é a chamada manobra de Heimlich, em que um adulto faz movimentos em formato de jota, para dentro e para cima, com a mão nas costas da pessoa engasgada para que ela consiga expelir o objeto ou alimento.

Para crianças de até dois anos de idade, a melhor forma de ajudar é  virar o pequeno de costas em umas das coxas da pessoa e apoiada pelo antebraço da pessoa que ajudará no salvamento. O bebê deve estar com a boca aberta com dois dedos do adulto para, em seguida, aplicar cinco “tapinhas” vigorosos nas costas.

Depois a criança deve ser virada no outro antebraço e na outra coxa para serem realizadas cinco compressões cardíacas com os dois dedos na altura da linha imaginária entre os dois mamilos. As estatísticas apontam que a maioria dos engasgos ocorre com moedas, espinhas, leite materno e partes  pequenas de brinquedos.

Assista ao vídeo em que o bebê é salvo:

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos