Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Agentes de transito salvam bebê engasgado em Goiânia

Última atualização 09/11/2022 | 14:39

Uma cena inusitada foi vivenciada por servidores da sinalização viária da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) na manhã desta quarta-feira, 9. Um bebê estava se engasgando e a mãe o entregou aos homens em um ato de desespero por ajuda. Eles passaram minutos tentando reanimar a criança, que foi salva. O caso ocorreu no setor Novo Mundo, em Goiânia.

Em vídeo, é possível notar a equipe empenhada no socorro e orando pela vida do bebê. De acordo com o servidor Wander Freitas, a criança foi entregue pela janela do veículo onde o grupo estava. Após o auxílio, o menino foi encaminhado a um posto de saúde e passa bem.

O Corpo de Bombeiros orienta nesses casos a acionar os socorristas pelo 193. Enquanto isso, manter a calma é importante para tentar ajudar a vítimas sem causar lesões maiores. Uma das técnicas sugeridas para vítimas maiores de dois anos de idade é a chamada manobra de Heimlich, em que um adulto faz movimentos em formato de jota, para dentro e para cima, com a mão nas costas da pessoa engasgada para que ela consiga expelir o objeto ou alimento.

Para crianças de até dois anos de idade, a melhor forma de ajudar é  virar o pequeno de costas em umas das coxas da pessoa e apoiada pelo antebraço da pessoa que ajudará no salvamento. O bebê deve estar com a boca aberta com dois dedos do adulto para, em seguida, aplicar cinco “tapinhas” vigorosos nas costas.

Depois a criança deve ser virada no outro antebraço e na outra coxa para serem realizadas cinco compressões cardíacas com os dois dedos na altura da linha imaginária entre os dois mamilos. As estatísticas apontam que a maioria dos engasgos ocorre com moedas, espinhas, leite materno e partes  pequenas de brinquedos.

Assista ao vídeo em que o bebê é salvo: