Press "Enter" to skip to content

Anitta é indicada a uma das principais categorias do Grammy Awards

Última atualização 10/11/2023 | 15:53

2022 tem sido um grande ano para carreira da cantora Anitta, de 29 anos. A carioca está colhendo os resultados do  investimento na carreira internacional, sendo o mais recente a indicação ao 65ª Grammy Awards como “Best New Artist” – artista revelação. A nomeação foi para uma das quatro categorias principais da premiação. Tom Jobim, Astrud Gilberto e Eumir Deodato também já foram agraciados com nomeações. 

A cantora fez uma postagem agradecendo pelo instagram. “Uau! Uau uau uau… nunca na minha vida eu imaginaria esse momento chegando. Sou do Brasil, caras… quer dizer… uau! Sem palavras. Obrigada, obrigada, obrigada. Grata para sempre. Ganhando ou perdendo, essa é a maior conquista que eu poderia imaginar. Muito amor pra todos os outros indicados fazendo história”.

Grandes veículos internacionais como Billboard e Variety já apontavam que a artista seria indicada ao prêmio. Além dela também se integram a lista de indicados Omar Apollo, Wet Leg, Domi & JD Beck, Måneskin, Molly Tuttle, Muni Long, Samara Joy, Tobe Nwigwe e Latto, que é colega da carioca.

Confira também os outros indicados (Reprodução/Instagram)

“Feitos” artísticos de Anitta

O reggaeton ‘Envolver’ se tornou um hit mundial após atingir o primeiro lugar no Top 50 músicas mais ouvidas no mundo, tornando Anitta a primeira artista brasileira a conseguir esse feito. Em seguida, a artista foi indicada e venceu o Video Music Awards (VMA), outra premiação importante nos Estados Unidos, na categoria Melhor Videoclipe Latino.

A última e única mulher brasileira a ser indicada na mesma categoria foi a cantora baiana Astrud Gilberto, que estourou a bolha da bossa nova internacionalmente em 1965.

Anitta também foi recém indicada na versão latina do Grammy Awards, onde concorre como melhor Performance Reggaeton e Gravação do Ano pelo hit ‘Envolver’. Esta última categoria também é considerada como umas das principais da premiação.

Como funciona a submissão para a categoria

Recentemente, o comitê do Grammy mudou algumas regras de elegibilidade para a categoria “Best New Artist”. Essa é uma das categorias que mais tem regras alteradas para poder incluir diversos artistas. Anteriormente, cantores que possuíam mais de 30 singles lançados ou três álbuns de estúdio não podiam concorrer. Agora, um artista pode ser considerado revelação não importando a quantidade de singles, desde que não tenha sido indicado anteriormente.