Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Assista destruição provocada pelo vulcão Cumbre

Última atualização 20/09/2021 | 16:24

As Ilhas Canárias, na Espanha, tem vivido momentos de tensão desde a erupção do vulcão Cumbre Vieja neste domingo (19), a erupção do vulcão pode ser um grande risco à vida de cerca de mil pessoas. As primeiras cinzas e lavas começaram a ser expelidas por volta das 12h30 (horário de Brasília), no domingo, pouco tempo depois, um rio de lava se formou em direção a vila de El Paso. Cerca de 300 moradores da vila foram retirados de suas casas e levados para um campo de futebol, onde um abrigo temporário foi construído.

Segundo informações de técnicos do Instituto Volcanológico de Canárias (Involcan), as primeiras medições apontam que a lava expelida pelo vulcão registra uma temperatura de 1.075 °C. São sete “bocas” eruptivas e as lavas do vulcão, adormecido desde 1971, se movimentam com velocidade. Com o risco constante, o governo das Ilhas Canárias tem corrido contra o tempo para proteger os moradores locais.

Foto Divulgação: Vulcão Cumbre Vieja entrando em erupção

O que o governo fez?

O governo local está se esforçando para retirar mil pessoas de possíveis pontos vulneráveis. Além disso, o Conselho de Saúde das Ilhas suspendeu todo o atendimento médico não emergencial. O presidente da Associação Hoteleira da costa espanhola (Ashotel), Jorge Marichal, informou que alguns hotéis já estão fazendo mudanças com a presença dos hóspedes. “Cerca de 500 turistas, que estavam hospedados nos hotéis da ilha já foram realocados”.  Enquanto isso, casas próximas à costa, onde o vulcão está localizado, estão sendo afetadas pelos fluxos de lava.

O presidente do governo espanholadiou sua viagem para participar da Assembleia Geral da ONU e foi até a ilha de Palma para auxiliar o governo local.