Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Atriz de Pantanal utiliza termo racista e apresentador corrige

Na manhã desta quarta-feira, 10, durante o programa Encontro, da Rede Globo, uma atriz de Pantanal utilizou um termo racista. Marcela Fetter, que interpreta Érica na novela das nove, afirmou que sua personagem era a “ovelha negra” da família. Imediatamente, o apresentador Manoel Soares replicou.

O uso de ovelha negra pela atriz de Pantanal

Na conversa em questão, na qual Patrícia Poeta e Tati Machado também estavam presentes, a atriz de Pantanal contava que Érica era a ovelha negra da família, isto é, a pessoa diferente, que não se encaixa nos padrões de um grupo específico. No momento em que Marcela usou essa expressão da ovelha negra, Manoel Soares brincou: “ou branca”.

Assim como diversas expressões da Língua Portuguesa, ovelha negra pode ser considerada uma expressão de cunho racista. A lógica é a mesma quanto aos termos “lista negra” e “mercado negro”. Isso porque, nesses casos, a cor preta sofre associação com algo negativo. O verbo “denegrir” também pode entrar nesse grupo.

Várias outras expressões possuem origens racistas. “Da cor do pecado”, por exemplo, remete à hiperssexualização de corpos negros. “Criado-mudo” era a maneira com que os senhores tratavam determinados escravos, proibindo-os de falar.

Confira o momento envolvendo Marcela Fetter, de Pantanal, e o apresentador Manoel Soares: