No fim da tarde desta segunda-feira, 18, o primeiro avião com passageiros de Manaus pousou em Goiânia. O voo que era para chegar inicialmente às 15h, acabou pousando no aeroporto Santa Genoveva por volta das 17h45 devido a problemas de logística.
No primeiro voo chegaram 14 pacientes que estão com Covid-19 com riscos de morte devido à falta de oxigênio, em razão do colapso sofrido na cidade, na última semana. No próximo voo, sem horário previsto, chegarão mais 18 pessoas.
O transporte tem logística do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). Após a chegada, a organização é realizada pela Secretaria de Saúde Goiás (SES-GO). Em Goiânia, a Prefeitura também contribui na logística em Goiânia, disponibilizando até viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os pacientes serão internados no Hospital das Clínicas.
A previsão é que Goiânia receba 120 pacientes do Amazonas durante a semana. Depois de pedido do Ministério da Saúde, o governo goiano se colocou à disposição para atender os pacientes.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)