Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Bicampeão de hipismo é suspenso após agredir cavalo em treinamento na Nova Zelândia

O bicampeão olímpico de hipismo Mark Todd (65), da Nova Zelândia, foi suspenso pela Autoridade Britânica de Cavalos de Corrida (BHA), após agredir o cavalo em treinamento com o que parece ser galhos de uma árvore. O ocorrido foi filmado e viralizou nas redes sociais.

No domingo (13), a BHA se pronunciou e abriu um processo de investigação do caso contra Todd. No vídeo, o treinador estava com um possível galho de uma árvore e acertou o cavalo diversas vezes para que ele entrasse na água. A cena também foi vista por outras pessoas que estavam no local do treinamento.

A confirmação da suspenção provisória foi comunicada pelo site da autoridade nessa quarta-feira (16).

“O Presidente do Painel Judiciário Independente da British Racing aprovou hoje um pedido da BHA para que uma suspensão provisória seja colocada na licença de treinamento de Sir Mark Todd após o surgimento no fim de semana de um vídeo mostrando-o batendo em um cavalo com o que parece ser um galho”, anunciou a entidade.

A suspensão provisória significa que, enquanto as investigações continuarem, Sir Mark está proibido de correr com cavalos dentro do Reino Unido ou em competições internacionais. Depois do ocorrido, o bicampeão se pronunciou pedindo desculpas ao cavalo e a comunidade de hipismo.

“Peço sinceras desculpas ao cavalo e a todos os envolvidos por minhas ações neste vídeo. Uma das principais coisas que prego é estabelecer um respeito mútuo entre cavalo e cavaleiro, e que paciência e gentileza são a melhor maneira de obter resultados. Acredito que este é um dos principais atributos, juntamente com uma grande empatia com os animais, que me permitiu ter uma longa e bem-sucedida carreira no hipismo. Estou muito decepcionado comigo mesmo por não ter aderido a isso neste caso.”

Carreira de Mark Todd

Mark tem o título de Sir por suas conquistas no esporte com cavalos. Ganhou medalhas de ouro individuais nas Olimpíadas de Los Angeles e Seul e uma medalha de bronze na prova por equipes nos Jogos de Londres 2012.

Assista ao vídeo do ocorrido: