Na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, projeções estamparam o rosto do presidente e candidato à reeleição no Brasil, Jair Bolsonaro (PL). Os tons das imagens foram de crítica, chamando o político de “vergonha brasileira”. A intervenção teve palavras em inglês, francês, espanhol e mandarim, alguns dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), além do português.
Projeções de Bolsonaro em Nova York
Bolsonaro está em Nova York para a 77ª Assembleia Geral da ONU, com previsão de contar com 193 líderes mundiais. Desde 1949, inclusive, é o presidente do Brasil quem abre os discursos após a fala do secretário-geral da entidade. Bolsonaro já discursou três vezes no evento.
Antes mesmo do início da Assembleia Geral, a US Network for Democracy in Brazil (Rede nos Estados Unidos pela Democracia no Brasil), que reúne acadêmicos de mais de 50 universidades, além de ativistas e organizações da sociedade civil, realizou uma intervenção no prédio das Nações Unidas. O edifício possui 39 andares e 155 metros de altura.
Entre as palavras que acompanharam o rosto de Bolsonaro, estiveram “vergonha brasileira”, “desgraça” e “mentiroso”. Além dessa projeção, aconteceram outras manifestações criticando o candidato à reeleição. Na chegada de Bolsonaro ao ao hotel na 52nd Street, em Manhattan, opositores levaram cartazes contendo dizeres como “genocida”, “tchutchuca do Centrão” e “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
O discurso do presidente brasileiro acontece na manhã desta terça-feira, 20. Como de costume, o presidente dos Estados Unidos falaria logo em seguida. Porém, Joe Biden está em Londres por conta do funeral da Rainha Elizabeth II, e só chegará na quarta-feira, 21.
Confira as projeções criticando o presidente do Brasil no prédio das Nações Unidas:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)