Nesta segunda-feira (17), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) lançou no estacionamento do Estádio Serra Dourada, o primeiro ônibus articulado 100% elétrico que irá substituir a frota do Eixo Anhanguera. A ação faz parte do projeto “O Futuro é Agora: Apresentação da Modernização do Eixo Anhanguera”.
O ônibus possui uma autonomia elétrica para rodar 250 quilômetros, é equipado com ar-condicionado, carregadores de celular e foi desenvolvido com suspensão pneumática em todos os eixos, o que proporciona mais conforto para os usuários. No vídeo, é possível ouvir o governador Caiado dizer “Ele é bom porque não possui arrancos”.
O veículo elétrico é da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), com fábrica em Campinas (SP), passará por um período de avaliação de viabilidade técnica e econômica para implantação. Durante a fase de estudo, o modelo não vai rodar com passageiros.
Segundo o governo de Goiás, serão mais de 100 veículos e a expectativa é de entrarem em circulação ainda neste semestre. Em relação ao meio ambiente, com os novos ônibus, 110 toneladas de CO2 deixarão de serem emitidas por ano. Atualmente, o Eixo Anhanguera possui 86 ônibus, com dez anos de uso.
A modernização do serviço é uma iniciativa da Metrobus, em parceria intermediada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) com o consórcio formado pelas empresas Enel X, Marcopolo e Consórcio HP-ITA (Urbi Mobilidade Urbana).
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)