Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Chamado de miliciano, presidente da Funai deixa evento em Madrid

Última atualização 21/07/2022 | 16:20

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, teve que se retirar de um evento em Madrid, capital da Espanha, após o indigenista Ricardo Rao chamá-lo de “miliciano” e “bandido”. Rao também acusou  Xavier de ter responsabilidade no assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips, mortos a tiros no último mês de  junho, na Amazônia.

“Esse homem é responsável pela morte de Bruno Pereira. Esse homem é responsável pela morte de Phillips. Miliciano, você é um miliciano!”, disse Rao durante o evento. “Bandido. Vá para fora!”, afirmou.

Ricardo Rao é indigenista e ex-servidor da Funai. Ele foi exonerado por Xavier no dia 24 de novembro de 2020. Na época, ele integrava a Coordenação Regional no Maranhão. Rao foi colega de Bruno durante curso de formação indigenista. Por medo de perseguição política, ele optou por se mudar para Europa, e nos últimos anos tem vivido por lá.

Após as acusações, o mandatário da Funai deixou o evento, realizado durante a reunião da XVI Assembleia Geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e o Caribe (FILAC), nos dias 20 e 21 de julho em Madri, na Espanha.

O evento também serviu para marcar os 30 anos do FILAC. A entidade promove cooperação internacional e é especializada a promoção e desenvolvimento de direitos dos povos indígenas na América Latina e Caribe.

Veja o Vídeo do momento em que Ricardo Rao está falando de Xavier: