Press "Enter" to skip to content

Vídeo: cidades do Vale do São Patrício decretam lockdown geral

Última atualização 19/02/2021 | 17:21

Doze cidades da região do Vale do São Patrício devem publicar, ainda nesta sexta-feira, 19, um novo decreto impondo medidas de restrições ao comércio e à população de suas cidades, tendo em vista os casos de coronavírus. Na cidade de Ceres, trabalhadores e comerciantes se uniram na frente da prefeitura para protestar contra as medidas.

Os prefeitos dos municípios teriam se reunido na manhã desta sexta-feira na cidade de Rubiataba, e o prefeito de Rialma, Fred Vidigal (PTB), postou um vídeo falando sobre a nova resolução conjunta.

Veja (e arraste para o lado para ver os protestos!):

O prefeito cita, em vídeo, 10 cidades do Vale de São Patrício, além da sua: Ceres, Nova Glória, Ipiranga de Goiás, Nova América, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel, Carmo do Rio Verde, São Patrício e Uruana.

Segundo informações publicadas no jornal local, o “Populacional“, as cidades vizinhas de Ceres e Rialma já publicaram os seus decretos, que devem valer a partir da meia noite desta sábado, dia 20. “Ficam suspensas, em caráter excepcional […] todas as atividades de indústria, prestações de serviços e de funcionamento de estabelecimentos comerciais e varejo e atacado, de todos os gêneros, pelo período de 15 dias e poderão prestar atendimento ao público somente por sistema de drive-thru ou delivery”, diz o artigo terceiro do documento assinado pelo prefeito de Ceres, Edmario de Castro Barbosa.

As exceções são os serviços que o documento considera como essenciais, como farmácias, postos de gasolina e supermercados. Ficam proibidas por 15 dias a prática de esportes coletivos, reuniões em locais públicos, missas, cultos religiosos e as atividades presenciais em escolas, bem como em repartições públicas.

O Diário do Estado entrou em contato com o gabinete da prefeitura de Uruana, que informou que um novo decreto deve sair ainda nesta sexta-feira para o município, mas não confirmou se será exatamente nos mesmos moldes da cidade de Ceres.