Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Clipe do Criolo leva prefeito de Criciúma a loucura

O Prefeito de Criciúma, munícipio de Santa Catarina, Clésio Salvaro (PSDB), demitiu na última quarta-feira (25) um professor temporário da rede municipal de ensino que mostrou um clipe do cantor Criolo, da música ”Etérea”, com temática LGBTQIA+. O anúncio da demissão foi feito através de um vídeo nas redes sociais, onde o prefeito diz que a administração não tolera conteúdos ”erotizados” e ”viadagem na sala de aula’.

Segundo o prefeito, os pais de alunos denunciaram o caso e consideraram o vídeo inadequado.

O videoclipe foi apresentado na aula de artes da Escola Municipal Pascoal Meller, na terça-feira (24), durante uma aula no 9º ano, com estudantes de 14 a 15 anos.

“Expôs um vídeo erotizado, de forma inapropriada para os alunos da rede pública municipal. Nós não permitimos, nós não toleramos. Está demitido esse, sei lá, esse profissional. Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isto não vai acontecer, este tipo de atitude. Essa ‘viadagem’ na sala de aula, nós não concordamos”, disse Salvaro no vídeo.

O clipe da música contém 1,2 milhões de visualizações no YouTube, e defende a liberdade, o ”jeito de amar” e ”amores aceitos sem imposições”. O projeto audiovisual abrange, além do clipe, um documentário e um site com o mesmo nome.

Após a demissão, Criolo usou as redes sociais para lamentar o ocorrido. “Mais uma vez, desde seu lançamento, o clipe e o documentário da música Etérea [com participação de representantes de coletivos LGBTQIA+ nacionais] abrem espaço para o debate na sociedade brasileira”, disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que o conteúdo, classificado como inapropriado, não faz parte do plano de ensino. Por isso, “medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas, o profissional não faz mais parte do quadro de professores”.