Vídeo: Comentarista da Band chama cabelo de jogador de ”negócio imundo”

Um novo caso de racismo cerca o futebol brasileiro e, dessa vez, veio diretamente do estado de Goiás. A vítima desta vez foi o meia Celsinho, do Londrina, que recebeu comentários racistas sobre seu cabelo dos locutores Romes Xavier e do comentarista Vinícius Silva, da Rádio Bandeirantes, durante a transmissão da partida entre a equipe paranaense e o Goiás no sábado (17), no estádio da Serrinha, pela Série B.

O episódio aconteceu após Celsinho ter recebido uma pancada no tornozelo e caído no grama aos 22 minutos do primeiro tempo. O narrador Romes Xavier disse que o atleta teve dificuldade para levantar pois seu cabelo devia ”pesar demais”. Na sequência, o comentarista Vinícius Silva afirmou que o cabelo do atleta parecia ”uma bandeira de feijão” do que um ”verdadeiro cabelo”.

”Não é porque estou perdendo cabelo que vou achar um negócio imundo desse bonito”.

O comentário repercutiu nas redes sociais. Por meio dos perfis oficias, o Londrina repudiou os comentários feitos pelos profissionais.

“Racismo não! O Londrina vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da Rádio Bandeirantes de Goiânia, em face do meia Celsinho, na transmissão da partida contra o Goiás”, escreveu o perfil do clube.

O Vasco da Gama também manifestou em solidariedade ao jogador. “Inadmissível! Racismo é crime e não deve ser tolerado! Repudiamos qualquer ato racista desde o início de nossa história e seguimos lutando por isso! Muita força ao Celsinho. Estamos juntos diariamente nessa luta!”, escreveu o perfil do time carioca.

Em seu perfil, Celsinho republicou as mensagens de apoio que recebeu após o ataque, mas não se pronunciou sobre o caso.

Narrado e comentarista são afastados da rádio

O narrado e o comentarista usaram as redes sociais para se retratarem. “Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas”, escreveu Romes Xavier.

“Quero me retratar dizendo que foi um comentário equivocado. Durante a transmissão a gente acabou tendo esse erro. Um comentário infeliz, estou arrependido”, afirmou Silva, que ao mesmo tempo negou a carga racial da fala. “Não foi este o cunho que fizemos na hora da questão”, alegou.

Através da direção dos Fera do Esporte, equipe esportiva parceira das transmissão da Rádio Bandeirantes, comunicou neste domingo (18) que Xavier e Silva foram afastados de suas funções profissionais e também pediu desculpas a Celsinho e ao Londrina.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp