Vídeo: Corpo de Iris Rezende é enterrado sob forte chuva

O corpo do ex-governador Iris Rezende foi enterrado na noite desta terça (09) no cemitério Santana, em Goiânia, em cerimônia reservada à família, amigos e algumas autoridades. Na porta do cemitério houve o público acompanhou aplaudindo as homenagens e salva fúnebre de tiros da Polícia Militar.

Uma multidão acompanhou o cortejo fúnebre do velório, que partiu da Praça Cívica e percorreu pontos históricos da capital. A avenida Independência chegou a ser bloqueada nos dois sentidos para a cerimônia.

Mais cedo, o público já havia se manifestado com palmas e aos gritos de “Iris é do povo”. O velório ocorreu no salão Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, onde o jardim principal acomodou as coroas de flores em homenagem ao político. O corpo começou a ser velado por voltas das 15h20 e o acesso ao público foi liberado após as 16h30.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, decretaram luto oficial no estado e no município, respectivamente. Várias autoridades em nível municipal, estadual e nacional se manifestaram sobre o legado de Iris Rezende.

Longa trajetória

Iris Rezende Machado faleceu aos 87 anos após infecção decorrente de três meses de internação por causa de um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico (AVCH), ocorrido em 06 de agosto.

Inicialmente, ele recebeu assistência médica o Hospital Neurológico, mas foi transferido para um hospital de São Paulo a pedido da família. Ao longo das internações, Iris teve pneumonia, convulsão, infecção e foi entubado.

Trajetória

Nascido em Cristianópolis, Iris tem a sua história confundida com a de Goiânia. Ainda jovem, em 1958, foi eleito vereador. O político exerceu quase todos os cargos do Legislativo, exceto o de deputado federal, e do Executivo, exceto o de Presidente da República.

Suas administrações foram marcadas por priorizar a assistência social. Os mutirões característicos do jeito Iris de governar ajudaram a construir moradias, bairros e prestar serviços públicos. Em uma dessas ações ele chegou a construir mil casas em um só dia.

Assista momento em que corpo chega ao cemitério:

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp