Press "Enter" to skip to content

Vídeo: CPI da Covid ouve depoimentos de famílias de vítimas da pandemia

Última atualização 19/10/2021 | 20:24

Nesta segunda-feira (18) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, ouvirá sete pessoas que foram atingidas direta ou indiretamente pela pandemia do Covid-19. Os depoimentos dos familiares dessas vítimas tem como objetivo retratar o impacto da pandemia na vida das famílias brasileiras que perdeu alguém.

Os depoimentos dessas famílias além de contar sobre suas perdas irá ajudar a CPI da Covid a materializar os crimes cometidos pelo governo Bolsonaro na condução da pandemia.

O relatório final da comissão irá propor a criação de uma pensão especial para órfãos de vítimas do coronavírus. O objetivo é que os próximos governos tratem com seriedade a condução da pandemia. E que não seja repetida no Brasil a tragédia promovida pela gestão do governo Bolsonaro.

Depoimentos

Um desses depoimentos foi o da jovem Giovanna Gomes, de 19 anos, que perdeu o pai e a mãe para a Covid-19 e suas complicações. A jovem morava com os pais e a irmã de 11 anos, após a morte dos pais, Giovanna assumiu a guarda da irmã e tem enfrentado dificuldades financeiras e psicológicas para poder lidar com as perdas e suas novas responsabilidades.

“Antes, vivia uma vida de alegria com alguns momentos de tristeza. Hoje, vivemos tristes, e uma outra coisa nos deixa alegre”, relatou a jovem.

Com a voz tremula, Giovanna disse que a mãe passou uma noite, durante a internação, com a máscara de oxigênio furada. “Trocaram, mas o caso dela agravou”, a mãe da jovem ficou entubada por oito dias antes de falecer. Dois dias depois o pai da jovem foi internado. Ele já havia se recuperado do covis, mas tinha um câncer que se espalhou por todo seu organismo após a doença.

“Nós não tivemos tempo para sofrer pela minha mãe, pois não podia ficar chorando na frente do nosso pai”, declarou a jovem. “Perdemos as pessoas que mais amávamos”.

Atualmente Giovanna é a chefe da família e cuida da irmã, a jovem diz que vive com doações de parentes. Ela afirmou que a família da mãe tem ajudado ela e a irmã com o pouco que possui, “Passamos a não ter nossos dois pilares e também não ter quem nos ajudasse”, finalizou.

Confira o Vídeo do depoimento da jovem Giovanna: