Press "Enter" to skip to content

Vídeo: CRAS da Vila Redenção, em Goiânia, vira criadouro de mosquito e “mocó”

Moradores denunciaram ao Diário do Estado que algumas construções do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Redenção, em Goiânia, estão abandonadas há mais de quatro anos. Em entrevista ao DE, o entregador João Batista Cavalcante, explicou que as estruturas não tem portas e janelas, além de estarem tomados pelo entulho, mato alto, ratos e até fezes humanas.

Outro problema citado pelo morador e a proliferação de insetos no local, inclusive do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor das doenças zika, chikungunya e dengue. Ele diz que o local onde era um vestiário é o principal foco do mosquito, já que privadas velhas acumulam água durante a chuva. Além disso, o mal cheiro de urina e fezes pode ser sentido a distância, segundo João.

“Os moradores já não aguentam mais ter que lidar com esse abandono por parte da prefeitura. Essa área poderia ser um parque ou outra coisa do tipo para beneficiar e trazer laser a população. Porém, está assim, abandonado com muito dinheiro jogado fora e esse enxame de mosquito da dengue. Além disso, temos que ficar vigilantes para não ser assaltados por marginais que se escondem netas estruturas”.

Privada com água parada / Foto: Arquivo pessoal

Medo

Ainda de acordo com João, o abandono tem preocupado os moradores, devido a insegurança provocada pelo mato alto e a movimentação de vândalos e usuários de drogas nas estruturas.

“Essa noite teve muito barulho no local, como não tem proteção nenhuma, eles aproveitam e passam a noite inteira fazendo algazarra. Por volta das duas horas da manhã começa a gritaria e segue até pela manhã. A gente fica com medo, vai que eles resolvem entrar nas casas ou  fazer mal a alguém”, enfatizou.

CRAS Real Conquista

No mês passado, o DE também mostrou a indignação da população do setor Real Conquista com o abandono de um CRAS na região. A obra que seria motivo de alegria virou uma dor de cabeça para os moradores do bairro, já que a obra orçada em quase R$ 325 mil reais estava abandonado há cerca de um ano pela Prefeitura de Goiânia

O abandono não trouxe só a dificuldade de acesso a benefícios para as famílias carentes, mas também insegurança a população que mora nas proximidades e que precisa passar pelo local. Os moradores relataram ao DE que não deixam mais as crianças brincar sem a sua supervisão na porta de casa, e que redobram os cuidados e a preocupação no período da noite. Horário em que a obra do CRAS é frequentada por criminosos e usuários de drogas, que a usam como esconderijo.

Mato alto e alguns estruturas abandonadas / Foto: Arquivo pessoal

O DE procurou a Prefeitura de Goiânia para tentar solucionar o problema, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Confira a situação do CRAS no vídeo abaixo: