Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Criança tem dedo esmagado durante partida de xadrez com robô

Última atualização 25/07/2022 | 14:01

Uma criança teve o dedo partido ao meio após um robô de xadrez se confundir com a jogada durante uma partida do Open de Moscovo, no dia 19 de julho, na Rússia. Vídeos que circulam na Internet mostram que Chessrobot, como é conhecido, ainda estava em movimento depois de atacar uma das peças da criança.

Criança respondeu ao jogo e irritou o robô

No vídeo é possível ver que, em vez de esperar o fim da jogada, o garoto de sete anos respondeu rapidamente com um movimento, o que teria confundido o robô, que agarrou e partiu o dedo do oponente. O acidente foi confirmado pelo presidente da Federação de Xadrez de Moscovo, Sergei Lazarev, que lamentou o ocorrido.

“É mau, claro. Alugámos o robô, que há muito tempo que é exposto em vários lugares, acompanhado por especialistas”, disse Lazarev.

O vice-presidente da confederação, Sergei Smagin, disse que o incidente aconteceu devido a descumprimento das normas de segurança. “Existem certas regras de segurança e a criança, aparentemente, violou-as. Quando iniciou a sua jogada, não se apercebeu que primeiro tinha de esperar”, disse Smagin. “É um caso extremamente raro, o primeiro de que me lembro”, acrescentou.

Apesar da ação da criança ter sido o que desencadeou o acidente, Sergei Lazarev afirma que os responsáveis pelo robô irão precisar repensar no sistema para evitar que situações como esta volte a acontecer.

Entretanto, os pais da criança já entraram em contato com o Ministério Público. Sergei Smagin disse que a Federação Russa de Xadrez já entrou em contato com a família para ”oferecer ajuda”, sublinhando que o incidente foi uma ”coincidência” e que o robô é ”absolutamente seguro”.

A organização ainda disse que a criança voltou a jogar no dia seguinte, terminando o torneio com o dedo em gesso e acompanhado por voluntários, que o ajudaram a registrar seus movimentos.

Confira o vídeo: