Circulam na Internet imagens de crianças marchando com simulacros de armas de fogo em uma escola pública no bairro Vendinha, em Padre Bernardo, região no Entorno de Distrito Federal. Imagens foram captadas de aula referente a disciplina oferecida pela Guarda Mirim do município.
Nas imagens é possível ver um homem dando instruções de ordem unida, comum dentro dos quartéis policiais. Quem grava as imagens se mostra incrédulo com o que vê: “Crianças aprendendo a manusear armas na Vendinha”.
Confira as imagens:
O projeto chegou até as escolas do município há cerca de quatro meses e é coordenado pelo sargento reserva da Aeronáutica Hélio Pereira Pinto, de 65 anos.
Segundo ele, o projeto não estimula o uso de armas verdadeiras e sim tenta aproximar o aluno da experiência em um quartel. O Sargento também diz que a disciplina conta com apoio dos pais das crianças, pois é um ”incentivo para ser um bom cidadão, para ser um militar das Forças Armadas ou mesmo da polícia no futuro”, argumentou.
Em nota à coluna Na Mira, do Jornal Metrópoles, a direção da unidade de ensino contou que cedeu espaço à Guarda Mirim há aproximadamente seis meses e que o projeto teria apoio da Prefeitura de Padre Bernardo.
A direção também acrescenta que a proposta inicial da disciplina era proporcionar disciplina, autocontrole, valores cívicos e morais, com princípios militares. No entanto, a coordenação alega que não teria conhecimento das atividades com simulacros que se assemelham a fuzis de assalto.