Press "Enter" to skip to content

Vídeo: É fake pesquisa IPEC que coloca Bolsonaro liderando com 46% à frente de Lula  

Última atualização 19/09/2022 | 17:29

O vídeo que está circulando nas redes sociais com imagens do Jornal Nacional trazendo uma pesquisa do instituto IPEC com Bolsonaro (PL) liderando a corrida de intenções de votos com 46% a frente de Lula (PT) é FAKE.

De acordo com as imagens, que tiveram todo áudio manipulado, a pesquisa foi divulgada no dia 12 de setembro. No vídeo falso, aparece o apresentador Willian Bonner que é o âncora do telejornal.

O jornalista diz que ““O Ipec divulgou uma nova pesquisa contratada pela TV Globo sobre a intenção de voto para as eleições presidenciais. A disputa segue estável. Jair Bolsonaro tem 46%, e Lula tem 31% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos”.

Além do áudio, as imagens também trazem um gráfico alterado exibindo os números errados.

Pesquisa verdadeira

Os dados certos da pesquisa do Jornal Nacional do dia 12 de setembro mostra o contrário. A verdade é que o levantamento mostrou Lula com 46% das intenções de votos e Bolsonaro com 31%.

O Ipec já está por dentro da situação e garantiu que o conteúdo seria denunciado por conta do teor falso no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que os órgãos adotem as medidas cabíveis.

FAKE sobre 2º turno

O vídeo traz ainda um levantamento errado, dessa vez com imagens da apresentadora Renata Vasconcellos narrando um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Nesse áudio com gráfico também adulterado, mostra que Bolsonaro teria 51% dos votos em uma primeira pesquisa, “Depois, 50. 52. Agora, 53. Com a margem de erro, de 51 a 55. 35% declararam que votariam em Lula. Depois, 37. 36. Agora, novamente, 36. Com a margem, de 34 a 38″.

Pesquisa verdadeira

Nesse contexto, a verdadeira pesquisa apresentada pelo Jornal Nacional em uma simulação de 2º turno feito pelo Ipec colocam Lula com 53% de intenções de votos e Bolsonaro 36%. Ou seja, com números invertidos da pesquisa certa com a notícia fake.

Atenção

Desde o início da campanha eleitoral 2022 a Justiça Eleitoral tem demostrado preocupação com as notícias fakes que circulam pela internet e redes sociais. A orientação é que as pessoas busquem conteúdos em sites confiáveis e chequem o teor da notícia em mais de um veículo de comunicação.

No caso da internet, principalmente de redes sociais, ao receber qualquer informação que levante dúvidas ou suspeitas quanto a sua veracidade, o ideal é conferir o seu conteúdo antes de repassar a notícia para outros contatos.

Vídeo: