Vídeo: “É uma vacina absolutamente segura”, diz secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino

Secretário falou em vídeo publicado nas redes sociais da Secretaria de Saúde do estado

Ismael Alexandrino, secretário de Saúde de Goiás, falou com jornalistas na tarde desta segunda-feira, 18, sobre o início da vacinação contra Covid-19 no estado. “É uma vacina absolutamente segura“, garantiu. “Nenhum efeito adverso grave identificado, apenas leves, como uma dor local, febre baixa… que podem acontecer com qualquer vacina já existente”, declarou.

“Quanto à eficácia, tem outras vacinas maiores, mas 50% já significa que mais da metade da população não vai desenvolver a doença, e se desenvolver, desenvolverá como leve grau da doença, sem possibilidade de agravamento para óbito“, concluiu o secretário sobre a chinesa CoronaVac, aprovada ontem pela Anvisa. “É realmente um divisor de águas”, disse ainda.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Sobre Anápolis ser a cidade escolhida para começar a vacinação em Goiás, ainda nesta segunda-feira, Ismael disse ser por motivo de gratidão. “É um gesto de gratidão. Foi a primeira cidade que acolheu os brasileiros potenciais que poderiam estar contaminados de Wuhan, na China. Não é só aqui, vamos vacinar no estado inteiro, mas é simbólico“, aponta.

Ele acredita ser uma evolução na luta contra a doença: “Não é um selo de liberdade, mas é um passo importante. Nos preparamos no estado desde o primeiro dia que o primeiro paciente em potencial poderia surgir no Brasil. Desde a ‘Operação Regresso’, que fizemos com o Governo Federal“, lembra.

Para as próximas etapas da vacinação, quando chegarem outras remessas de doses, o secretário de Saúde disse que o governo desenvolverá um aplicativo para o agendamento dos pacientes.

Veja a fala de Ismael Alexandrino:

 

 

 

Tags: