Press "Enter" to skip to content

Vídeo: “É uma vacina absolutamente segura”, diz secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino

Ismael Alexandrino, secretário de Saúde de Goiás, falou com jornalistas na tarde desta segunda-feira, 18, sobre o início da vacinação contra Covid-19 no estado. “É uma vacina absolutamente segura“, garantiu. “Nenhum efeito adverso grave identificado, apenas leves, como uma dor local, febre baixa… que podem acontecer com qualquer vacina já existente”, declarou.

“Quanto à eficácia, tem outras vacinas maiores, mas 50% já significa que mais da metade da população não vai desenvolver a doença, e se desenvolver, desenvolverá como leve grau da doença, sem possibilidade de agravamento para óbito“, concluiu o secretário sobre a chinesa CoronaVac, aprovada ontem pela Anvisa. “É realmente um divisor de águas”, disse ainda.

Sobre Anápolis ser a cidade escolhida para começar a vacinação em Goiás, ainda nesta segunda-feira, Ismael disse ser por motivo de gratidão. “É um gesto de gratidão. Foi a primeira cidade que acolheu os brasileiros potenciais que poderiam estar contaminados de Wuhan, na China. Não é só aqui, vamos vacinar no estado inteiro, mas é simbólico“, aponta.

Ele acredita ser uma evolução na luta contra a doença: “Não é um selo de liberdade, mas é um passo importante. Nos preparamos no estado desde o primeiro dia que o primeiro paciente em potencial poderia surgir no Brasil. Desde a ‘Operação Regresso’, que fizemos com o Governo Federal“, lembra.

Para as próximas etapas da vacinação, quando chegarem outras remessas de doses, o secretário de Saúde disse que o governo desenvolverá um aplicativo para o agendamento dos pacientes.

Veja a fala de Ismael Alexandrino: