Vídeo: Em Anápolis PM desativa laboratório para refino de drogas

Na noite desta quinta-feira, 12, o  Comando de Policiamento Especializado (CPE), em Anápolis, descobriu laboratório para refino de drogas, apreendendo armas e explosivos. De acordo com a Polícia Militar (PM), todo material apreendido é de posse de uma facção criminosa. Dois suspeitos, de 31 e 34 anos, foram presos.

Segundo a PM, uma equipe do CPE visualizou o primeiro suspeito enquanto ele transitava em um Chevrolet Astra pela região Central da Cidade. Ao perceber a viatura, a corporação informou que, o homem apresentou nervosismo e policiais procederam com revista veicular. O suspeito estava com um tablete de cocaína e cerca de R$ 12 mil em dinheiro.

No veículo, os policiais acharam uma conta de energia elétrica e a chave de uma residência. No endereço, Residencial Morumbi, a equipe encontrou materiais para refino de drogas, sete tabletes de crack; cinco tabletes de maconha e 16 explosivos. O homem então, confessou a equipe que tinha  outra casa que servia de paiol, espécie de departamento da facção responsável por cuidar do armamento.

Na segunda residência, localizada na Vila Jaiara, os militares acharam um baú com fundo falso onde as armas estavam escondidas. No baú estavam: duas pistolas Glock 9mm equipadas com kit rajada; dois kits Roni com mira laser acoplado, 14 carregadores de pistolas, seis deles com capacidade para trinta munições; 55 munições de cal .40; 242 munições cal. 9mm; 39 munições cal. .38 e 172 munições de cal. 5.7.

Na casa havia ainda um rádio sintonizado na frequência utilizada pela PM. Na garagem, os policiais encontraram um GM/Corsa estacionado estava equipado com sistema de cofre. Segundo a PM, o veículo era usado para transportar drogas e armas em compartimento oculto acionado pelo botão de farol.

Uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionada para realizar a destruição dos explosivos. De acordo com a PM, os suspeitos não tinham antecedentes criminais. O material apreendido foi encaminhado para a Central de Flagrantes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Início do Verão: O que esperar nas previsões climáticas?

O verão no Hemisfério Sul iniciou neste sábado, 21, às 6h20 (horário de Brasília), trazendo mudanças rápidas nas condições do tempo. Caracterizado por chuvas intensas e ventos fortes, este período também marca os dias mais longos e temperaturas elevadas em todo o país.

Segundo o Prognóstico Climático de Verão divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno La Niña terá uma duração mais curta nesta estação. A probabilidade de prevalecimento dessas condições é de 60% entre janeiro e março, caindo progressivamente para 40% entre fevereiro e abril de 2025. A meteorologista do Inmet, Maytê Coutinho, explica que as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país.

Regiões afetadas pelas previsões

A região Norte é uma exceção, com previsão de chuvas acima da média. No Nordeste, o total de chuvas entre janeiro e março deverá ser menor. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar entre o normal e abaixo da média. “Mesmo com a previsão de chuvas abaixo da média, no noroeste do Nordeste podem ocorrer chuvas mais volumosas em alguns períodos”, pondera Maytê Coutinho.

Na região Sul, onde os volumes de chuvas são naturalmente menores nesta época do ano, as chuvas devem permanecer na faixa normal ou abaixo do normal. No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas no extremo sul do estado inferiores a 400 milímetros.

Condições oceânicas e zona de convergência intertropical

As águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul formam condições para a manutenção da Zona de Convergência Intertropical atuando ao norte da sua posição média climatológica. Essas condições podem impactar atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia por meio de hidrelétricas e a reposição hídrica para manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp