Em sessão para julgar a denúncia contra o deputado Daniel Silveira (PSL), acusado de ataque à Suprema Corte, o ministro do STF Marco Aurélio Mello se irritou com os colegas e chamou Alexandre de Moraes de “xerife” e Luiz Fux de “autoritário”.
A discussão se deu pelo pedido de Alexandre de Moraes de adiar a data do julgamento para que a defesa de Daniel se apresente. Então, Marco Aurélio Mello sugeriu que Moraes examinasse a possibilidade de aplicar outra punição no deputado do PSL, que não a prisão preventiva.
A justificativa é que o preso se trata de um membro de um dos três poderes, o legislativo. Mas o ministro Fux, direto do Supremo, não pautou a sugestão de Mello, mas apenas o pedido de adiamento de Moraes.
Alexandre de Moraes, relator da pauta, disse sobre a sugestão: “Eu não trago esse pedido”. Posteriormente, Aurélio protestou argumentando que o relator “tem atos submetidos ao colegiado”. No bate boca acalorado, Mello acaba dizendo que “longe de mim desrespeitar o relator, ainda mais se o relator é um xerife!”.
A Luiz Fux, que continuou não levando em consideração a proposta de Marco Aurélio, ele declarou: “Não aceito mordaça. Vossa Excelência tudo pode, eu já disse que Vossa Excelência é autoritário”.
E terminou: “Paciência! Os tempos são estranhos e Vossa Excelência colabora para que sejam mais estranhos ainda!”.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil