Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Em Ceres, chuva forte causa enchente, derruba árvore e muro de arrimo quase vai ao chão

Última atualização 15/11/2022 | 09:25

A forte chuva que caiu em Ceres causou estragos na tarde desta segunda-feira, 14. O Corpo de Bombeiros atendeu cinco ocorrências. A previsão do tempo é de mais pancadas para hoje, terça-feira, 15, no feriado de Proclamação da República. Não houve vítimas. 

 

“A equipe começou a ser acionada por volta das 17h30 aqui em Ceres. Foram duas ocorrências por inundação em residência, outras duas por risco de queda de muro de arrimo e outra por queda de árvore”, afirma o soldado do Corpo de Bombeiros, Felipe Porto.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chance de chuva para a tarde e a noite de hoje  em Ceres é de 80%. As temperaturas devem variar entre 20ºC e 29ºC. A combinação de calor e umidade somada a uma frente fria vindo da região norte do Brasil explicam as tempestades em Goiás. 

 

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, diz que foram 40 milímetros de água em apenas 20 minutos, por isso os alagamentos. “A nuvem de tempestade se formou muito rapidamente e, em vez de chover espaçado, as pancadas foram concentradas. É muito para pouco tempo”, destaca.

 

Ele lembra que há previsão de chuvas mais volumosas na parte centro-norte do estado de Goiás. André lembra que permanece o alerta Para o risco potencial para formação de tempestades nesta região.

Nesses casos, a orientação é permanecer dentro do veículo, se estiver nele e fechar os vidros, mas se estiver em casa e não houver risco, o pedido é para que as pessoas não saiam  da residência. Ficar abaixo de árvores e postes não é recomendado, assim como ficar próximo a fiação elétrica, usar objetos metálicos e utilizar equipamentos eletrônicos.

 

Deve-se tomar cuidado com buracos, bueiros, evitar contato ao máximo com a água desses espaços, a fim de evitar o contágio de doenças, e tomar cuidado com crianças e com idosos para  evitar quedas em terrenos escorregadios ou atingidos por descarga elétrica.

 

O socorro pode ser feito pelo Corpo de Bombeiros através do telefone 193, pela Polícia Militar, no 190, para informar sobre vítimas ou solicitar apoio, ou pela Defesa Civil.

 

Assista ao vídeo