Vídeo: Em Luziânia, égua é resgatada após cair em fossa séptica

Vídeo: Em Luziânia, égua é resgatada após cair em fossa séptica

Nesta sexta-feira, 2, o Corpo de Bombeiros precisou efetuar o resgate de um equino na cidade de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Os agentes conseguiram tirar uma égua prenha de uma fossa séptica no Setor de Chácaras, no Parque Mingone II, usando o método de multiplicação de força durante o salvamento terrestre. Sem ferimentos, o animal foi deixado aos cuidados do proprietário.

O resgate do equino em Luziânia

De acordo com o Major Eberson Holanda, Comandante do 5° BBM – Luziânia, o tipo de ocorrência envolvendo equinos é relativamente comum. Em municípios como Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e também Luziânia, quase todos os dias acontece algo do tipo.

“De modo geral, como são construções novas, muitas vezes eles fazem cisternas ou fossas sépticas sem cercar. Assim, fica fácil de um equino ou um bovino passar ali e cair, tendo em vista que não tem cerca nem muro. Outra coisa também é a fragilidade dos locais onde se fazem, geralmente em calçadas e locais onde esses equinos vão estar passeando e transitando”, explica Eberson, em entrevista ao Diário do Estado (DE).

No caso em questão, felizmente o final foi feliz e os bombeiros conseguiram resgatar o animal. A solicitante que entrou em contato com a corporação, inclusive, agradeceu aos mesmos. “Vocês são nosso orgulho”, disse.

Confira o vídeo do salvamento da égua prenha:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda

Avançou, no Senado, o Projeto de Lei (PL) 3.965/2021, que, quando sancionado, possibilitará o uso de valores arrecadados por meio de multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, 18, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário. Como a matéria sofreu alterações durante a tramitação no Senado, retornará à casa de origem (Câmara dos Deputados) após sua aprovação.

Entre as mudanças está a exigência de exame toxicológico para a renovação da habilitação de todas categorias de motoristas profissionais – inclusive aqueles que trabalham em empresas de transporte individual.

Peculato qualificado

Outra matéria aprovada pela CCJ é a que prevê aumento de pena para os crimes de peculato qualificado, quando há desvio de recursos nas áreas de saúde, educação ou seguridade.

Atualmente, a pena é de dois a 12 anos de prisão. O PL 1.038/24 prevê reclusão de quatro a 16 anos, além de aplicação de multa.

A mesma pena será aplicada nas situações de crime de responsabilidade, se praticado por prefeitos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp