Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Em Nova Gama, PM prende homem negro e testemunhas dizem: “vai gritar Lula na África agora”

Última atualização 06/10/2022 | 14:01

Um homem negro foi preso por um policial militar após, supostamente, dizer que apoiava o ex-presidente e candidato a República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O caso ocorreu no último domingo, 2, em Nova Gama, no Entorno do Distrito Federal, mas a imagem viralizou nesta quinta-feira, 6.

A violência política e racial foi gravada por pessoas que presenciaram a cena. Em um vídeo, é possível ver o momento em que o jovem é detido pela polícia e tem as mãos algemadas, enquanto ouve alguém dizer: “Vai gritar Lula lá na África agora”. Também é possível ouvir pessoas dizendo ‘’foi preso o moleque’’, e que a prisão teria sido motivada por questões políticas.

O policial e o homem preso não foram identificados. 

Confira o vídeo: 

Em Salvador, homem é detido após crime racial contra mesária 

Esse não foi o primeiro caso de racismo registrado durante os períodos eleitorais no país. No último domingo, 2, uma mesária foi atacada por um homem que guardava na fila para votar na Universidade Estácio, em Salvador. 

O crime foi registrado por outros eleitores que aguardavam o momento de registrar o voto. Em um vídeo, é possível ver o homem, de camisa amarela, ser escoltado por policiais militares até a viatura enquanto ouve vaias e gritos de ‘’racista’’ no fundo. 

Homem teria agredido pessoas na fila de votação. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Além de chamar a mesária de incompetente, o homem também a acusou de atrasar a votação e afirmou que, se ele fosse ‘negro’, ‘gay’ ou ‘índio’, já teria conseguido votar. 

O acusado, possíveis vítimas e testemunhas foram encaminhadas até a 1ºDT para prestar esclarecimentos.