Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Em Senador Canedo, teto de escola desaba e deixa alunos e professores em pânico

Última atualização 22/06/2022 | 14:27

Parte do teto da Escola Municipal João Soares da Silva, em Senador Canedo, desabou na tarde desta terça-feira, 21. A unidade localizada no Conjunto Uirapuru, foi reformada há menos de um ano. O incidente ocorreu minutos depois de uma criança e uma professora saírem da sala de aula. Por sorte, ninguém se feriu.

A situação é sinônimo de preocupação para os pais das crianças, que afirmam que a atual administração da cidade abandonou as unidades escolares. Em vídeo, a mãe de uma das crianças matriculadas na unidade, Paula Alessandra Ferreira Prado, está inconformada com o ocorrido. Já que a escola, em que o teto desabou, foi reformada há pouco tempo.

“A culpa é da diretora? Não. A culpa é da professora? Não. A culpa é do prefeito e da secretária da Seinfra [Secretaria de Infraestrutura], que entregou isso aqui para a população”, relata Paula.

Ela também relembra que a unidade esteve fechada durante dois anos para reforma. No entanto, de acordo com a mulher, as adequações necessárias não ocorreram a contento.

“Nem pintada ela foi. Se você reparar, a pintura é antiga. Simplesmente ele pintou aqui (fachada da escola)”, afirma Paula.

Escola que teto desabou não tem sistema de esgoto

De acordo com o último Censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a escola, que atende mais de 500 crianças, matriculados na educação básica, ensino infantil e pré-escola, não possuía sistema de esgoto e abastecimento de água.

Ao Diário do Estado, Polyana , moradora do município, disse que a situação das unidades educacionais de Senador Canedo é vergonhosa.

“As escolas do Canedo estão tudo uma vergonha. E essa acabou de ser reformada”, disse Pollyana.

Nas redes sociais do Portal CGO, a população faz uma série de críticas à atual gestão municipal. Já os pais das crianças matriculadas na escola, onde o teto desabou , demonstram preocupação. Em um dos comentários, a mãe de uma aluna diz não ter confiança para deixar a menina na escola.

“ Essa é a escola que minha filha estuda, agora como que faz pra confiar em levar minha filha pra essa escola? Será que só essa parte que caiu que está com problemas? É complicado demais as coisas aqui no Canedo quando melhora uma coisa piora duas”, relata a mulher.

Outras mães relatam a mesma insegurança:

Comentário de Moradores (Foto: reprodução redes sociais)

Em nota a Secretaria Municipal de Educação (SMS) de Senador Canedo, disse que a unidade foi construída em 2002 e não passou por nenhuma reforma. Além disso, a secretaria informou que as medidas emergenciais de reparo do teto já foram tomadas, com previsão de revisão geral da cobertura para o mês de julho.

Confira nota na íntegra:

“A Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, informa que a Escola Municipal João Soares da Silva, localizada no Conjunto Uirapuru, atende 568 crianças com 12 salas de aula, das quais, 3 foram ampliadas em 2017. A Escola foi construída em 2002 e não passou por nenhuma reforma.

A estrutura da instituição é muito antiga, a cobertura é constituída por telhas cerâmicas modelo Plan sobre estrutura de madeira. A estrutura de madeira com o tempo movimenta, com isso houve dilatação de uma peça (caibro) e que ocasionou a queda de aproximadamente 15 telhas. Ninguém ficou ferido com a queda do telhado. As medidas emergenciais de reparo já foram tomadas, com previsão de revisão geral da cobertura para o mês de julho.

A Escola Municipal João Soares da Silva recebeu R$100.000,00 de recurso Reviva destinado à manutenção escolar, dos quais foram gastos apenas R$ 39.932,40 em adaptações. Encontra-se em desenvolvimento, projetos para a licitação da reforma geral da unidade.”