Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Encontrada carcaça do peixe ósseo mais pesado do mundo, com 2,7 mil quilos

Última atualização 19/10/2022 | 10:28

Em dezembro de 2021, portugueses encontraram a carcaça gigante de um peixe-lua, que apareceu perto da Ilha de Faial. No início deste mês, houve uma publicação com o resultado da pesagem do animal, que alcançou mais de 2.700 kg. Isso significa que esse é o peixe ósseo mais pesado desde que a ciência começou a fazer registros.

O peixe ósseo mais pesado de todos

Em primeiro lugar, é necessário entender a diferença entre um peixe ósseo e aqueles com cartilagem. Esses últimos são compostos por tubarões e arraias. Dentro dessa categoria, o tubarão-baleia é de longe aquele de maior peso, podendo ultrapassar as 30 toneladas.

Os ósseos são os mais comuns. Anteriormente, o registro do animal mais pesado datava do ano de 1996, quando um outro peixe-lua foi encontrado no Japão, uma fêmea de 2.300 kg. Agora, o de Portugal quebrou tal recorde. No entanto, o biólogo português José Nuno Gomes-Pereira, do Atlantic Naturalist, afirma que há outros animais desses por aí.

O peixe-lua é uma espécie pertencente à família Molidae. Ele se destaca por sua morfologia, que o difere dos demais. Além disso, possui a mesma toxina dos baiacus e um adulto pode chegar a 1,8 m de comprimento.

Confira o vídeo do monstruoso animal em Portugal: