Vídeo: Estudante e Motociclista Fogem de Tiros após Acusação de Policial Reformado no RJ

video3A-estudante-e-motociclista-fogem-de-tiros-apos-acusacao-de-policial-reformado-no-rj

Vídeo mostra universitário e motociclista fugindo após tiros de PM reformado no Rio

Imagens mostram moto subindo viaduto e carro os seguindo. Os dois pulam de viaduto e se escondem em casas para escapar dos disparos. MP pediu arquivamento de caso contra Thiago Marques e Igor Melo de Carvalho.

Vídeo mostra estudante e motociclista acusados de roubo fugindo de tiros

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o universitário Igor Melo Carvalho e o mototaxista Thiago Marques Gonçalves pulam de um viaduto na Penha, Zona Norte do Rio, para fugir dos tiros disparos efetuados por um policial militar reformado.

Igor foi baleado e os dois foram presos em flagrante após serem acusados de roubar o celular da mulher do PM reformado Carlos Alberto de Jesus. Igor e Thiago foram soltos por decisão judicial.

As imagens, registradas por volta de 1h30, mostram a moto em que os rapazes estavam subindo o viaduto da Penha e, logo atrás, vem o carro dirigido por Carlos Alberto. Igor saía do restaurante Batuq, onde tinha trabalhado até pouco depois de 1h.

O PM reformado tinha sido avisado por Josilene Souza, sua namorada, que a dupla na moto supostamente teria roubado o celular dela.

Segundo os depoimentos de Igor e Thiago, eles acharam que o carro queria ultrapassá-los. No entanto, Carlos Alberto disparou dois tiros contra os dois. Em depoimento, o policial alegou que teria ordenado que a moto parasse. Thiago e Igor, no entanto, negam e dizem que ele simplesmente chegou atirando.

O motociclista e o estudante foram presos na madrugada do dia 24 de fevereiro. No dia 25, Thiago e Igor foram soltos após audiência de custódia.

Igor, que perdeu um rim por conta do disparo, recebeu alta do hospital Getúlio Vargas no dia 2 de março. No dia 27 de fevereiro, quando ainda estava internado, disse esperar por justiça.

MP pediu arquivamento de acusação

O Ministério Público pediu, na última quinta-feira, o arquivamento das acusações contra os dois. A solicitação foi feita na quinta-feira (6) pela promotora Roberta Laplace, que atua na promotoria de Justiça junto a 29ª Vara Criminal da Capital. Agora, a Justiça vai decidir se arquiva ou não o processo contra os dois.

A promotora afirma que Thiago e Igor “não foram os autores” do roubo de celular narrado por Josilene da Silva Souza. Ela apontou Igor como autor do crime para o namorado, o PM reformado Carlos Alberto de Jesus, que atirou contra o universitário e garçom.

Segundo o MP, Igor e Thiago estavam “comprovadamente trabalhando” no horário estimado por Josilene como o momento do roubo, no dia 23 de fevereiro.

A promotora ainda citou os três empregos de Igor, e que ele saía do bar Batuq, na Penha, no dia em que foi confundido como um criminoso “de forma equivocada” por Josilene, de acordo com o documento.

O MP ainda solicitou que a moto de Thiago, apreendida no dia da prisão dele, 23 de fevereiro, seja restituída a ele.

A promotoria também solicitou que o Ministério Público apure a conduta do policial militar reformado que confessou ter disparado contra Igor.

Policial mudou versão

Na madrugada em que o jovem foi baleado, o PM Carlos Alberto de Jesus afirmou que viu Igor, de camisa amarela e na garupa da moto de Thiago, armado e por isso atirou. Ele diz que sua mulher, Josilene Souza, apontou como a dupla como responsável por roubar seu telefone, entre 1h15 e 1h30.

Em seu segundo depoimento sobre o caso, o policial militar afirmou que pediu para Thiago Marques parar a moto. “Encosta, polícia”, teria dito a ele.

O policial afirmou que, em seguida, o homem que estava na garupa de camisa amarela (que seria Igor Melo) colocou a mão próxima a cintura e realizou um movimento girando seu corpo para a esquerda e após para a direita, supostamente fazendo menção em estar armado.

Depois disso, o policial contou que freou seu veículo, sacou sua arma, calibre 38, e disparou duas vezes.

O MP e a Polícia Civil iniciaram investigações contra o policial reformado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp