Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Explosão no Campo de Instrução de Formosa deixa oito militares feridos

Última atualização 16/08/2022 | 16:48

A munição de um canhão antiaéreo explodiu na base do Exército, em Formosa, Entorno do Distrito Federal. O caso ocorreu ao final da manhã desta terça-feira, 16. De acordo com a assessoria de comunicação do Comando Militar do Planalto, oito militares ficaram feridos, sendo que dois deles estão internados Hospital das Forças Armadas em Brasília. Ambos não correm risco de morte.

Segundo Comando Militar, o incidente ocorreu durante um treinamento no Campo de Instrução de Formosa. Os soldados envolvidos no acidente são do Estado do Paraná e fazem parte da brigada antiaérea.

De acordo com informações preliminares, o a munição explodiu no rosto de um tenente da corporação. Um outro militar que estava próximo também foi atingido. Os dois precisaram ser conduzidos de helicóptero para um hospital do Distrito Federal.

Além deles, a explosão atingiu outros seis soldados, que participavam do treinamento. Porém, eles tiveram apenas ferimentos leves.

Campo de Instrução de Formosa

O Campo de Instrução de Formosa (CIF) é a maior e melhor área para exercícios de tiro de artilharia e foguetes que o Exército Brasileiro. Inclusive, o local foi escolhido para a realização de treinamento de tiros, da mais poderosa unidade de artilharia de foguetes do Exército e da América do Sul, o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (GLMF), equipada com o Sistema ASTROS II, fabricado pela empresa brasileira Avibras.

Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Planalto

NOTA À IMPRENSA

“O Comando Militar do Planalto informa que na manhã desta terça-feira (16/8), no Campo de Instrução de Formosa (GO), ocorreu um incidente durante o exercício de adestramento de Defesa Antiaérea.

O incidente foi no transcurso das atividades planejadas, no emprego de uma Viatura Antiaérea especializada durante procedimentos relativos à manutenção da mesma, com a presença de técnicos e militares capacitados.

Após o fato, oito militares ficaram feridos e foram prontamente atendidos pelas quatro equipes de saúde empregadas na Operação, utilizando suas ambulâncias e o helicóptero da equipe de segurança. Até o momento, dois militares permanecem hospitalizados. O estado de saúde deles é estável e não correm risco de vida. Os demais foram atendidos em hospitais da cidade de Formosa e Brasília e foram liberados.

O Exército Brasileiro mantém contato com os familiares dos militares envolvidos e será instaurado um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do ocorrido.”