O acidente que deixou 13 pessoas feridas no restaurante Empório Saccaria, no Jardim Goiás, em Goiânia, nesta terça-feira, 19, pode ter acontecido após a condutora, Elisabete Nunes Magalhães, de 68 anos, entrar em pânico ao ter o carro atingido por outro veículo. Para o engenheiro mecânico, Pedro Garcia Gomes, o motivo mais plausível da aceleração do carro foi a troca de pedais e não uma falha mecânica, como dito pela motorista à delegada responsável pelo caso, Érica Botrel.
“Desconfio muito que não seja problema mecânico. Uma falha mecânica que aumenta a aceleração é bem difícil, principalmente provocado por um impacto lateral. Possivelmente, foi alguma troca de pedais com o susto do primeiro impacto. Lógico que a Polícia Técnico Cientifica fará trabalho mais apurado, mas, essa colisão lateral pode ter desencadeado um susto na condutora, fazendo com que houvesse aumento agudo da aceleração”, explicou.
Acidente
Vídeos de câmeras de segurança mostram momentos antes do carro invadir o restaurante. De acordo com a Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT), a caminho do estabelecimento a motorista, de 68 anos, foi atingida por outros dois veículos.
Ainda segundo informações preliminares, ao menos 13 pessoas ficaram feridas, sendo que duas estão internadas em estado grave. Uma das vítimas foi o juiz do Tocantins, Silas Bonifácio Pereira. Ele sofreu diversas fraturas pelo corpo, além de ferimentos no rosto e couro cabeludo. O magistrado passou por cirurgia e segue internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).
Fatalidade ou imprudência?
A princípio, a suspeita era de que a motorista havia perdido o controle da direção ao passar mal ao volante, porém, a hipótese foi derrubada após ela afirmar que teve problemas mecânicos. Segundo imagens e apurações da Dict, poucos quilômetros antes do restaurante a mulher foi atingida por um Honda Civic, que saia de uma garagem.
Alguns metros depois, ela colidiu contra um carro modelo Cruze, perdendo completamente o controle da direção. Em seguida, o carro invade o restaurante e atinge diversas pessoas que almoçavam no local.
A motorista foi submetida ao teste do bafômetro e o resultado foi negativo. O carro dela passa por perícia nesta quarta-feira, 20. O objeto é confirmar ou descartar a versão dos fatos dados pela condutora.
Após o ocorrido, o Empório Saccaria permaneceu fechado para análise pericial. Na ocasião, o advogado do estabelecimento disse que a empresa está comprometida a colaborar com os investigadores.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)