Dois alunos de uma escola pública de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foram flagrados se equilibrando na janela do último andar e andando pelo telhado do imóvel. As imagens do perigo foram gravadas por um morador das imediações na terça-feira, 19, na frente da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Anacleto Ramos, no bairro Ferroviários.
Nas imagens, o morador mostra dois adolescentes se arriscando na janela do terceiro andar do prédio. O autor da filmagem alerta para o risco de queda dos adolescentes, que chegam a colocar todo o corpo para fora e se equilibrar nas telhas. No decorrer do vídeo, o morador questiona se há supervisão na escola.
“Horário de aula, olha a altura que eles estão. Cadê o responsável pela escola, que não está vendo essa situação?”, diz. No flagrante, o morador demonstra preocupação com a imprudência do adolescente. “O menino do lado de fora, em cima do telhado, a ponto de despencar lá de cima e cair”, relata, expressando incredulidade com a situação.
A Prefeitura de Cachoeiro informou que o local onde os alunos estavam não é uma sala de aula. “Trata-se de um espaço utilizado, exclusivamente, para ensaio de teatro ou atividade similar, sempre supervisionado […] Apesar dos alunos não serem crianças e sim adolescentes, com total capacidade de discernimento do perigo exposto no vídeo, a sala foi fechada até a colocação das telas de proteção”, afirmou, em nota.
Providências
Ao tomar conhecimento das imagens, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) determinou, em um prazo de até 48 horas, por meio de um ofício à Secretaria Municipal de Educação, a instalação urgente de grades de proteção no prédio da instituição de ensino.
O MPES informou ainda que requer resposta da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim sobre as providências adotadas em até cinco dias. Nesta quarta-feira, 20, a Prefeitura de Cachoeiro informou que recebeu a notificação do MPES e disse que está providenciando a instalação das grades.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)