Ao menos 33 pessoas morreram em decorrência de deslizamentos de terras registrados após fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco, em especial o Recife, desde o começo da semana. As precipitações se intensificaram neste sábado, 28.
Do total, 20 mortes foram registradas na comunidade Jardim Monte Verde, em Ibura, na zona sul do Recife, devido a um deslizamento de terra. Três pessoas morreram em Camaramgibe, na região metropolitana, por conta das chuvas.
Segundo a Defesa Civil do Recife, entre às 23h da última sexta-feira (27) e às 11h deste sábado (28), foi registrado um equivalente a 70% do volume de chuva previsto para o mês de maio. De acordo com a Prefeitura de Recife, as chuvas registradas nas últimas 96 horas já acumularam 443 mm em algumas regiões da cidade.
Por causa da grave situação, 14 escolas e creches da rede municipal foram abertas pela Secretaria Municipal da Educação para abrigar famílias que tiveram que sair de suas casas devido as chuvas.
Nas redes sociais, o prefeito de Recife, João Campos (PSB) afirmou que um plano de contingência foi ativado para enfrentar as chuvas causadas. “Infelizmente, tivemos algumas ocorrências gravíssimas, e a Defesa Civil já está em campo prestando atendimento”, assinalou.
Vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Onda de Leste
As chuvas que tem atingido Recife e regiões de Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte desde a última segunda (23) têm relação com o chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), ou ”Onda de Leste”. O fenômeno provoca uma forte liberação de calor, que geram uma perturbação nos campos de vento e pressão.
Com isso, á um aumento de chuvas, formadas por nuvens de circulação do vento que vem da África, passam pelo oceano e atingem o Nordeste brasileiro.