Press "Enter" to skip to content

Vídeo: gambás ‘viajam’ do Rio Grande do Sul a Goiás na asa de avião

Última atualização 12/04/2022 | 09:18

Na tarde desta segunda-feira (11), um avião chegou a Goiás com passageiros inusitados: dois gambás. Os animais vieram do Rio Grande do Sul e foram resgatados na asa de uma aeronave de pequeno porte, no aeródromo de Goiânia.

Segundo a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), os dois gambás foram encontrados durante a desmontagem do avião. Ao que tudo indica, vieram dentro da lataria da aeronave, mais especificamente na região da asa. Ninguém percebeu até o momento em que a aeronave pousou e os animais fugiram para debaixo de uma lona. “Tratava-se de um filhote já jovem, mas ainda amamentando, e a mãe que estava desidratada”, afirma a gerente de proteção e manejo de fauna da AMMA, Isabela Saddi Barbosa.

Esta espécie de gambá, também conhecida como Doninha, não é encontrada em Goiás. Costuma liberar forte odor quando se sente ameaçada, diferente dos gambás que frequentemente são resgatados em Goiânia. Os bichinhos foram enviados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), para serem avaliados e, posteriormente, terem definida a destinação.

Confira vídeo do resgate: