Press "Enter" to skip to content

Vídeo: GCM agride ambulante no Mutirama

No último domingo (19/09), durante fiscalização no Parque Mutirama, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) entrou em confronto com um vendedor de espetinho. Com imagens gravadas, é possível perceber a ação violenta dos guardas municipais.

Em nota, a GCM afirma que a ação foi em resposta pela postura exaltada do proprietário da banquinha de alimentação ao ser solicitado que ele retirasse seus pertences do local por ser uma banca montada de forma irregular: “ele se exaltou quando foi solicitada sua retirada e tentou subtrair a arma do GCM”. O vendedor foi conduzido à Central de Flagrantes.

A Guarda Civil ainda esclarece que não compactua com violência e que apoia o crescimento socioeconômico das famílias de Goiânia, mas que age em favor do cumprimento das leis municipais.

 

Há outros casos parecidos

Marcos Soares (28), relatou ao Diário do Estado uma situação que não condiz com as práticas defendidas pela GCM. No sábado (18/09), ele estava em um parque da capital com um grupo de amigos quando os guardas civis os abordaram sob alegação de denúncia de porte de arma.

Na abordagem, Marcos afirma que eles estavam conversando tranquilamente, inclusive um dos amigos estavam deitado sobre a perna de outro amigo e, Marcos de costas, quando um guarda aproximou-se  com os pés por trás dele, deixando-o sem reação. Depois, empurrou seu amigo contra uma árvore com insinuações de que eram “bandidos”. Marcos relata que os guardas disseram que “cidadão de bem não fica em parque”.

 

Assista o vídeo da agressão: