Na manhã desta quinta-feira (13), no céu de Pernambuco se formou um Halo solar que chamou atenção dos moradores. O fenômeno, que ocorreu após os mais de 30 milímetros de chuva que caíram no Grande Recife, resulta em um arco-íris ao redor do sol e também pode ser observado em cidades da Zona da Mata e do Agreste do estado.
Um halo ou arco solar é um anel de luz que rodeia um corpo celeste, mais comum visto ao redor do Sol ou da Lua.
Ele acontece quando a luz do sol ultrapassa cristais de gelo ao passar pela atmosfera.
O fenômeno funciona como uma espécie de prisma, segundo o meteorologista Roberto Pereira, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
“Ele acontece geralmente devido a chuvas com nuvens altas, que estão a em torno de dez a 12 quilômetros de altura. Por causa disso, essas nuvens são formadas por cristais de gelo fininhos, que formam uma espécie de película. O que você vê é o sol através dos cristais”, disse o meteorologista.
Roberto Pereira contou, ainda, que um halo solar não indica, necessariamente, nenhum fenômeno meteorológico específico.
“A luz branca é formada por sete cores, as cores do arco-íris. O halo é formado em círculo devido ao formato do sol. Isso não é indicativo de que vai ter chuva forte ou algum outro evento”, declarou.
Roberto Pereira também disse que foi um sistema que causou as chuvas e, posteriormente, o halo solar. “Estamos passando por um vórtice ciclônico de altos níveis, que já está bem dentro do continente. E, por isso, por ser de altos níveis, há a formação dessas nuvens a 12 quilômetros de altura”, explicou.
Nas redes sociais, o fenômeno no céu logo chamou a atenção dos internautas, que publicaram alguns registros.
Assista ao vídeo do fenômeno:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)