Vídeo: Homem é preso após arrastar cachorro com uma corda, em Itauçu

Um homem foi preso após ser filmado puxando um cachorro com uma corda amarrada ao pescoço do animal. De acordo com as investigações, o suspeito arrastava o cão pela rua enquanto estava montado em um cavalo.

Morador de Itauçu, região Centro Oeste de Goiás, ele já tem passagens pela polícia e foi preso pela terceira vez por suspeita de maus-tratos a animais. O nome do suspeito e a data do acontecimento não foram divulgados pela Polícia Militar (PM), que atendeu a ocorrência.

Segundo o sargento da Polícia Militar (PM), Anísio Teodoro, em conversa com o G1, a prisão foi efetuada após denúncias dos próprios moradores da região. O homem que havia deixado o cachorro e o cavalo presos em um portão, que ficava na calçada do estabelecimento, disse que era o dono dos animais. 

“Foi possível observar sinais de arrastamento no pelo do animal, confirmando o que a testemunha havia presenciado”, explicou o sargento. 

O autor suspeito das agressões assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai responder na Justiça por maus-tratos. Já o cachorro foi deixado aos cuidados de outro morador, da cidade de Ituaçu. 

O cachorro foi deixado aos cuidados de outro morador, da cidade de Itauçu

Denúncias anteriores 

Segundo a PM, o suspeito já foi denunciado por maus-tratos contra animais várias vezes. Sendo que o último registro foi em 2 de julho de 2020. Ficou registrado no boletim de ocorrências que o cavalo estava com corte e cicatrizes no rosto e, mesmo assim, o homem, aparentemente alcoolizado, estava montado nele.

Segundo a corporação, vizinhos contaram que o animal foi agredido com pauladas e chutes. Na época, o sargento informou que foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o suspeito, que foi liberado em seguida. 

Pena

De acordo com a Lei federal 9.605/1998, é considerado crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena é detenção, de três meses a um ano, e multa, podendo ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa Quaest Revela que Caiado Conduz um Governo Histórico

Detalhes da pesquisa indicam que o governador é bem avaliado em todos os segmentos sociais; a população aprova os principais serviços e expressa satisfação em viver em Goiás.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) encerra 2024 com razões significativas para comemorar. Além de um desempenho notável nas eleições municipais, onde conseguiu eleger aliados na maioria das cidades, os dados da pesquisa Genial/Quaest refletem uma gestão que já se destaca na história de Goiás. Caiado alcançou uma aprovação de 88% entre os goianos, um feito inédito para um governador desde o início das pesquisas de opinião.

Os detalhes da pesquisa revelam que a aprovação do governador é praticamente uniforme entre todos os estratos sociais. Sua gestão apresenta uma avaliação positiva de 74% (soma de ótimo e bom), enquanto 18% a consideram ‘regular’ e apenas 4% fazem uma avaliação negativa (classificando como ruim ou péssimo).

Regionalmente, o governo Caiado possui uma avaliação positiva de 71% em Goiânia. Na Região Metropolitana, esse índice é de 77%, e no interior, atinge 75%. A reprovação é mínima: apenas 6% na capital, 4% no interior e 1% na Região Metropolitana. A aprovação é de 71% entre as mulheres e 77% entre os homens.

Entre os jovens (16 a 30 anos), a aprovação do governo Caiado é de 69%, aumentando para 76% entre aqueles de 31 a 50 anos e chegando a 78% entre os mais velhos (51 anos ou mais). Em relação à escolaridade, 71% dos que têm ensino fundamental ou médio aprovam o governo, enquanto esse índice sobe para 82% entre os graduados.

No que diz respeito à renda, a aprovação se estende tanto aos mais pobres quanto aos mais ricos. Entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos, a aprovação é de 70%, subindo para 75% entre os que recebem entre 2 e 5 salários mínimos, e alcançando 76% para quem ganha mais de 5 salários mínimos. Caiado também é bem avaliado por católicos (77%) e evangélicos (73%).

Por fim, a Quaest cruzou a avaliação do governador Ronaldo Caiado com a preferência dos eleitores nas eleições presidenciais de 2022. O governo Caiado é aprovado por 72% dos votantes do presidente Lula (PT) e por 80% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp