Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Homem é preso após arrastar cachorro com uma corda, em Itauçu

Última atualização 23/07/2022 | 16:33

Um homem foi preso após ser filmado puxando um cachorro com uma corda amarrada ao pescoço do animal. De acordo com as investigações, o suspeito arrastava o cão pela rua enquanto estava montado em um cavalo.

Morador de Itauçu, região Centro Oeste de Goiás, ele já tem passagens pela polícia e foi preso pela terceira vez por suspeita de maus-tratos a animais. O nome do suspeito e a data do acontecimento não foram divulgados pela Polícia Militar (PM), que atendeu a ocorrência.

Segundo o sargento da Polícia Militar (PM), Anísio Teodoro, em conversa com o G1, a prisão foi efetuada após denúncias dos próprios moradores da região. O homem que havia deixado o cachorro e o cavalo presos em um portão, que ficava na calçada do estabelecimento, disse que era o dono dos animais. 

“Foi possível observar sinais de arrastamento no pelo do animal, confirmando o que a testemunha havia presenciado”, explicou o sargento. 

O autor suspeito das agressões assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai responder na Justiça por maus-tratos. Já o cachorro foi deixado aos cuidados de outro morador, da cidade de Ituaçu. 

O cachorro foi deixado aos cuidados de outro morador, da cidade de Itauçu

Denúncias anteriores 

Segundo a PM, o suspeito já foi denunciado por maus-tratos contra animais várias vezes. Sendo que o último registro foi em 2 de julho de 2020. Ficou registrado no boletim de ocorrências que o cavalo estava com corte e cicatrizes no rosto e, mesmo assim, o homem, aparentemente alcoolizado, estava montado nele.

Segundo a corporação, vizinhos contaram que o animal foi agredido com pauladas e chutes. Na época, o sargento informou que foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o suspeito, que foi liberado em seguida. 

Pena

De acordo com a Lei federal 9.605/1998, é considerado crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena é detenção, de três meses a um ano, e multa, podendo ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.