Um homem de 35 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (31), após ser flagrado transportando mais de 200 canários da terra dentro de um bagageiro de um ônibus, em Rio Verde. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os animais silvestres que estavam dentro de duas malas saíram de Manaus (AM) com destino a Uberlândia (MG).
O veículo foi parado na unidade operacional da PRF durante uma inspeção de rotina. Ao abrir o compartimento do ônibus, os policiais se depararam com as aves em situação precária. A forma como as bagagens estavam acondicionadas não permitia que os animais ficassem em pé, além de bloquear a circulação de ar nas gaiolas. Por conta das más condições, três aves acabaram morrendo.
O homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde foi multado por em R$ 100 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Caso seja condenado, ele pode pegar uma de até dois anos por maus-tratos e tráfico de animais. Já os pássaros foram soltos na natureza.