Vídeo: Homem filmado ao de lado onça morta a tiros no Pantanal está foragido

Segue foragido e, procurado pela polícia, o pecuarista que se vangloria de ter matado uma onça pintada adulta na cidade de Paconé, distante pouco mais de 100 km de Cuiabá, no pantanal do Mato Grosso. Em vídeo, provavelmente gravado há duas semanas, mas que só agora, começou a circular em grupos de WhatsApp, o homem, identificado como Benedito Nédio Nunes Rondon, confessa a prática do crime, que teria sido cometido em em domingo, e diz que o animal, ameaçado de extinção, “não valia nada” e que se fosse uma fêmea aproveitaria para ter relações sexuais com ele.

No vídeo em questão, Benedito Nédio aparece deitado ao lado da onça, parcialmente abraçado a ela, e com uma arma sobre o corpo do animal. Ele aparenta não se importar com o assassinato, que configura crime ambiental, conforme o Art. 29 da Lei 9605/98, e prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa. A ação seria em resposta a supostos ataques do animal, que teria matado 15 bezerros do fazendeiro.

O caso está sob investigação das delegacias Especializada do Meio Ambiente (Dema) e da Polícia Civil (PC) de Paconé. Nesta sexta-feira (1º), dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, um na casa e outro na fazenda do suspeito. Nem o homem e nem a arma que consta do vídeo foram localizados.

No cumprimento dos mandados, a Polícia Militar (PM) encontrou apenas uma espingarda na propriedade do acusado, a Fazenda Capão Bonito I, que foi apreendida e levada à Delegacia de Poconé. Segundo a PC, ele é dono de outras armas, de patas, couro e materiais oriundos da caça ilegal de animais silvestres.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos