Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Homem filmado ao de lado onça morta a tiros no Pantanal está foragido

Última atualização 02/04/2022 | 10:44

Segue foragido e, procurado pela polícia, o pecuarista que se vangloria de ter matado uma onça pintada adulta na cidade de Paconé, distante pouco mais de 100 km de Cuiabá, no pantanal do Mato Grosso. Em vídeo, provavelmente gravado há duas semanas, mas que só agora, começou a circular em grupos de WhatsApp, o homem, identificado como Benedito Nédio Nunes Rondon, confessa a prática do crime, que teria sido cometido em em domingo, e diz que o animal, ameaçado de extinção, “não valia nada” e que se fosse uma fêmea aproveitaria para ter relações sexuais com ele.

No vídeo em questão, Benedito Nédio aparece deitado ao lado da onça, parcialmente abraçado a ela, e com uma arma sobre o corpo do animal. Ele aparenta não se importar com o assassinato, que configura crime ambiental, conforme o Art. 29 da Lei 9605/98, e prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa. A ação seria em resposta a supostos ataques do animal, que teria matado 15 bezerros do fazendeiro.

O caso está sob investigação das delegacias Especializada do Meio Ambiente (Dema) e da Polícia Civil (PC) de Paconé. Nesta sexta-feira (1º), dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, um na casa e outro na fazenda do suspeito. Nem o homem e nem a arma que consta do vídeo foram localizados.

No cumprimento dos mandados, a Polícia Militar (PM) encontrou apenas uma espingarda na propriedade do acusado, a Fazenda Capão Bonito I, que foi apreendida e levada à Delegacia de Poconé. Segundo a PC, ele é dono de outras armas, de patas, couro e materiais oriundos da caça ilegal de animais silvestres.