Vídeo: homem que pediu devolução do imposto federal abasteceu com etanol

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um motorista contanto que pediu a devolução de R$ 37,50 do valor abastecido num posto de gasolina, referindo-se ao imposto federal que incide sobre os combustíveis.

O argumento é que o presidente Jair Bolsonaro zerou a alíquota do PIS/Cofins que incidia sobre o abastecimento. O problema é que a nota fiscal do cliente mostra que ele pagou por Etanol, e os impostos que foram de fato zerados a partir de março foram referentes ao gás de cozinha e ao diesel.

O Diário do Estado consultou Márcio Andrade, presidente do Sindiposto Goiás, que confirmou o erro: “O etanol não teve redução de imposto. Se houve a devolução do dinheiro, foi injusta”.

Mas o representante da classe também afirmou que mesmo que o motorista tivesse abastecido com diesel, a devolução seria errada, já que “o valor apresentado na nota não tem efeito fiscal. Não está sendo cobrado ali. O imposto não é pago na bomba, mas na hora que o posto adquire o produto”.

“Esta informação na nota é simplesmente para que o consumidor saiba o valor fiscal que ele está pagando. Os postos ainda estão se adaptando o sistema, e é preciso uma alteração de TI para que a informação apareça correta. Mas nem todos ainda conseguiram se adaptar”.

Veja:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp