Um homem teve parte do corpo queimado após utilizar álcool para acender uma churrasqueira durante uma confraternização familiar, em Rio Verde, região sudoeste de Goiás. Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostra o momento em que a vítima coloca o líquido no equipamento e acontece uma explosão, que atingiu outras pessoas que estavam no local.
Confira o vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
O caso aconteceu no último sábado, 24. Ao G1, a família contou que estavam todos juntos colocando carne na chapa, quando usaram álcool de posto para abastecer o fogo e ocorreu a explosão. O Corpo de Bombeiros não foi acionado.
A vítima queimou os braços e foi levado pela família até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Em seguida, foi encaminhado ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), onde está internado com o estado de saúde regular, consciente e respirando espontaneamente.
Outros familiares acabaram sendo atingidos por fogo, mas não precisaram ir até o hospital.
Álcool e querosene
O álcool e o querosene são o pior inimigo na hora de acender as brasas da churrasqueira. As pessoas que utilizam esse método esquecem que, ao colocar esse tipo de produto, os gases são inalados e ficam no ar acima da churrasqueira. Ao acender o fósforo, automaticamente os gases vão queimar onde estiverem localizados.
O recomendando é deixar a garrafa de álcool afastada da churrasqueira e procurar não ficar perto no momento em que acender o fogo.
Caso ocorra queimaduras, o recomendado é que a pessoa atingida acione o Corpo de Bombeiros ou, em situações mais leves, se desloque rapidamente a um Pronto Socorro.