Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Homens morrem em tentativa de resgate a líderes de facção, no Presídio de Trindade

Última atualização 11/08/2022 | 15:46

Dois homens morreram na madrugada desta quinta-feira, 11, após entrarem em confronto com a CPE durante tentativa de resgatar líderes da facção criminosa ‘Comando Vermelho’,  que estão na unidade prisional de Trindade. Luiz Ricardo Souza Viana e David Gomes Nogueira, que possuem seis passagens pela polícia cada um, planejavam explodir parte do presídio para a fuga dos criminosas, mas acabaram morrendo durante confronto em uma estrada de chão a cerca de 900 metros do destino. 

Antes do resgate, os homens atacaram a rede de energia do local no último dia 4, a fim de facilitar a ‘operação’ e dificultar o trabalho da polícia. Após obter informações sobre o atentado, a CPE começou a patrulhar as imediações do complexo para tentar impedir uma possível fuga. Durante os trabalhos de vigilância na madrugada desta quinta-feira, 11, a corporação se deparou com Luiz e David em uma motocicleta roubada, se dirigindo rumo ao presídio. Porém, ao avistarem a viatura, os homens fugiram, cada um para um lado.

Portando explosivos e armas, os homens, cotados para ajudar na fuga dos lideras da facção, entraram em confronto com a CPE durante a fuga, mas acabaram sendo baleados. O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer os homens, que não resistiram aos ferimentos e morreram a caminho do Hospital de Trindade. O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) também foi acionado para desarmar as bombas. Todo o local foi isolado e preservado para os trabalhos periciais. 

Operação intercepta resgate de chefões do PCC

A tentativa de resgate, dos líderes da facção, frustrada ocorreu um dia depois da Polícia Federal (PF) deflagrar a Operação Anjos da Guarda, com o objetivo de desmantelar o plano de resgate de líderes do ‘Primeiro Comando da Capital (PCC)’ nas penitenciárias federais de Brasília (DF) e Porto Velho (RO).

Os criminosos pretendiam resgatar Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, Edmar dos Santos (Quirino), Cláudio Barbará da Silva (Barbará), Reinaldo Teixeira dos Santos, Valdeci Alves dos Santos (Colorido) e Esdras Augusto do Nascimento Júnior.

O plano contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados, que extrapolavam as atividades legais ao transmitir tanto as cobranças dos custodiados quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate.

Cerca de 80 policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em três Estados: Distrito Federal (Brasília), Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Três Lagoas) e São Paulo (São Paulo, Santos e Presidente Prudente). Entre os alvos estão Cynthia da Silva, mulher de Marcola, considerado o líder supremo do PCC.